Pages

sexta-feira, 19 de maio de 2017

'Le Monde': Temer parecia encarnar crepúsculo da velha elite de Brasília, arrastada pela Lava Jato





O jornal francês Le Monde publicou nesta sexta-feira (19) uma matéria sobre a situação do presidente Michel Temer após a abertura de uma investigação contra ele no Supremo Tribunal Federal, decorrente da gravação feita secretamente pelo empresário Joesley Batista, dono do frigorífico JBS.

Le Monde comenta em tom irônico que em seu pronunciamento, "Temer parecia encarnar o crepúsculo da velha elite de Brasília, arrastada pela Operação Lava Jato". O jornal destaca que o furo divulgado por O Globo também destrói a reputação de Aécio Neves, afastado do Senado e da presidência do PSDB. "

"Cadáver político"

Na presidência  desde maio de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff, da qual foi vice-presidente, Michel Temer estava confuso com as revelações. Ele teria endossado o pagamento de dinheiro sujo por um membro do seu partido, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB, centro), para silenciar Eduardo Cunha (PMDB), o ex-presidente da Câmara dos Deputados , condenado a quinze anos de prisão em março por corrupção e lavagem de dinheiro.

A revelação também destrói a reputação de Aecio Neves, um senador e líder do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB centro historicamente esquerda, se tornou o centro direita) destinatário de 2 milhões de reais (530 000) .

Agora chamado de "cadáver político" pelo site da revista Piauí, Aecio Neves, candidato mal sucedido para a eleição presidencial de 2014, foi demitido de sua função de chefe do PSDB e suspensa a partir de um senador do Supremo Tribunal.

A mesma Suprema Corte abriu na quinta-feira uma investigação contra o presidente. Uma investigação, que o chefe de Estado deve conduzir com destreza para limpar seu nome.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração