Pages

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

'The Economist': Temer se mantém no poder agradando políticos, não o povo



A revista britânica The Economist publicou um texto nesta segunda-feira (14) onde lembra que apesar de em maio ter sido revelada uma gravação do  Michel Temer discutindo subornos e em junho o procurador geral ter o acusado, ele permanece no poder.

Como ele sobreviveu?, questiona a publicação. O presidente é um dos grupos políticos que é alvo da Operação Lava Jato, uma investigação de corrupção que estremece o Brasil desde que começou há três anos e meio. O escopo da operação se espalhou muito além da Petrobras, seu foco inicial.

The Economist explica que atualmente, os promotores estão investigando alguns dos empresários e políticos mais proeminentes do país. Usando o sistema de "prisão preventiva" e delação premiada, eles extraíram confissões e provas que garantiram mais de uma centena de condenações.

A posição de Temer é instável, avalia o noticiário. Sua popularidade diminuiu desde maio; Ele agora tem uma classificação de aprovação de apenas 5%. Mas foi o congresso, e não o povo, quem decidiu seu destino: sob a constituição do país, o tribunal supremo exige a aprovação de dois terços dos deputados para iniciar um julgamento. Após sua acusação, Temer passou semanas persuadindo legisladores relutantes a apoiá-lo. Ele conheceu mais de 160 deputados e liberou mais de US $ 1 bilhão para distritos, de acordo com cálculos divulgados. Quando o assunto foi submetido a votação em 2 de agosto, o congresso pediu arquivamento do caso que deveria ter seguido para a Suprema Corte.

O resultado foi uma vitória pessoal para Temer, mas pode não ser suficiente para retomar a sua agenda legislativa, aponta The Economist. A sua impopularidade torna ainda mais difícil aprovar as reformas econômicas que são vitais para estabilizar as finanças públicas do país e incentivar o crescimento.

The Economist alerta que a situação do presidente pode em breve ficar ainda mais difícil: o Sr. Janot deverá trazer mais duas acusações contra Temer nas próximas semanas, cada uma das quais pode exigir uma votação similar na câmara. Com as eleições em outubro de 2018, os deputados que se candidatam à reeleição ficarão cada vez mais relutantes em oferecer seu apoio. Uma pesquisa publicada no final de julho descobriu que quatro quintos dos brasileiros querem que seu presidente seja julgado. Temer provavelmente ainda completará seu mandato, mas deve enfrentar algumas semanas bem difíceis, finaliza.

3 Comentários:

Siebel Edm disse...

Enquanto isso o brazel é atirado ao pior abismo sem fim, e ninguém RECLAMA.....judiciário e MP pedindo AUMENTO, enquanto uns não tem água pra beber, empresas fecham (pequenas, médias...grandes...), indústrias, inclusive....pessoal do doutorado morando com os pais sem emprego, sem moral, sem perspectiva...orçamento estourado, propina de milhoes e bilhoes rolando solta...Lula perseguido, cada juiz querendo aparecer mais.....Espalhem comunidade Alok E NÃO SE CALEM!
https://secure.avaaz.org/po/petition/Brasileiros_sem_direito_a_assistencias_basicas_saude_empregodignidade_Deuses_vs_escravos_contra_reajuste_MPublicoJudicia/?cQIAkmb

redomona disse...

ENTÃO FICA CLARO QUE ESTE CONGRESSO NAO REPRESENTA O POVO E QUE O DITADOR BANDIDO DEVERA SER EXTINTO JUNTO COM ESTE CONGRESSO PODRE!!

redomona disse...

SE HOUVER NOVA VOTAÇÃO, DE ONDE A PODRIDAO VAI TIRAR DINHEIRO AGORA?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração