Pages

sábado, 30 de setembro de 2006

O mentiroso ataca de novo: Presidente do TSE diz ter recebido ameaça de morte por e-mail


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro que mentiu sobre os grampos, Marco Aurélio Mello, afirmou neste sábado ter sido ameaçado de morte por meio de correspondência eletrônica.

"(O e-mail) simplesmente dizia para eu não sair na rua, senão morreria", disse em entrevista a jornalistas, garantindo ter apagado o material de seu computador após tê-lo lido.

A afirmação foi feita em resposta a uma jornalista que indagou-lhe sobre o motivo que o teria levado a dispensar a segurança da Polícia Federal.

Atualmente, o ministro é protegido pelas polícias Militar e Civil do Distrito Federal e pela segurança do TSE.

"Apelei àqueles que, no DF, têm a obrigação de agir", respondeu evitando polêmica com a polícia federal.

Demonstrando pouca preocupação com o fato, Marco Aurélio atribuiu a ameaça à "paixão, por vezes condenável" no período eleitoral.Ahhh bom! pensei que a culpa fosse da militância petista....

"Tem pessoas que pensam que estou na atuação de juiz e magistrado à frente deste tribunal a extrapolar o campo que me é reservado", explicou o presidente do TSE.

"Rezem por mim", brincou Marco Aurélio com os jornalistas.Tem que ver se o capeta. Lá nos quintos do inferno quer a companhia um traste como este

Helena

Os canalhas do PSDB


A divulgação das notas às vésperas da eleição é "Uma tentativa desesperada de criar um fato novo de maneira ilegal, inclusive, porque o processo está em segredo de justiça. Certamente decorreu de algum tipo de articulação de alguém do PSDB com alguém da Polícia Federal”. O PSDB é dado a essas práticas basta lembrar do caso Roseana Sarney.

Parte do dinheiro em foi depositada na agência da Caixa Econômica no prédio da Polícia Federal, em São Paulo. Os dólares seguiram para o Banco Central, também em São Paulo. Dos dois bancos, as notas foram enviadas para o cofre de uma empresa que guarda valores, local onde foram feitas as fotos.

A divulgação levou o superintendente da Polícia Federal em São Paulo a determinar a abertura de inquérito e de investigação interna para apurar a responsabilidade do delegado Edmilson Bruno no vazamento das fotografias. Ele foi quem prendeu Valdebran Padilha e Gedimar passos com o dinheiro e também foi quem acompanhou os peritos que fotografaram as notas.

"A foto não tem valor jurídico nenhum. Ela tem fator político e tudo o que a Polícia Federal não queria e não quer é se imiscuir num processo eleitoral. Isso contrariou a própria filosofia da Polícia Federal", diz o superintendente da PF Geraldo de Araújo.

Helena

Delegado que prendeu os "aloprados" vazou fotos à imprensa


O coordenador-geral da campanha da reeleição do Presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, acusou o delegado da Polícia Federal Edmilson Bruno de ter vazado para jornalistas as fotos do dinheiro apreendido com petistas para a compra do chamado dossiê dos sanguessugas.Segundo Garcia, o delegado entregou as fotos a jornalistas de vários meios de comunicação com o objetivo declarado de prejudicar o presidente- e candidato Lula.

"A história está desmascarada. A conversa do delegado com os jornalistas foi gravada. Nós sabemos que elas mostram que ouve uma tentativa de armação política", disse Garcia a jornalistas no comitê de campanha de São Paulo.O delegado Bruno foi quem prendeu o ex-policial Gedimar Passos e o petista Valdebran Padinha na madrugada de 15 de setembro em um hotel de São Paulo e chamou em seguida a equipe do programa eleitoral na TV de Alckmin.. O delegado foi afastado do caso logo depois.Ainda segundo o coordenador-geral, a campanha de Lula teria "indicações ainda não confirmadas de que dois partidos teriam estimulado o vazamento até com apoio material."

Garcia não quis identificar os partidos, dizendo apenas que eram de oposição, mas o ministro das Relações Institucionais Tarso Genro disse à Reuters mais cedo que o vazamento "é uma articulação tucano-prefelista."

IMPRENSA

Marco Aurélio Garcia, disse ainda que ao entregar as fotos de 1,7 milhão de reais em cédulas de reais e dólares, o delegado teria usado um palavrão para se referir ao candidato Lula.Tipo assim...agora eu vou fu....Lula.O delegado teria, em seguida, dito aos jornalistas que faria um boletim de ocorrência atestando falsamente que o disquete com as fotos havia sido roubado.

Garcia disse que não estava acusando a imprensa de ter participado de um complô com delegado, mas criticou que essas informações não tenham sido divulgadas pelos veículos de comunicação que publicaram o material.

"Nós gostaríamos de saber quais foram as razões que levaram parte da imprensa a não divulgar as circunstâncias completas em que as fotos foram obtidas", disse.

Mandante tucano

PSDB e PFL, partidos que apóiam o candidato Geraldo Alckmin, são os mandante do vazamento."O vazamento ilegal foi obra de um indivíduo da Polícia Federal, a mando do esquema tucano-pefelista," O PT vai apresentou ao TSE-- que deu a ordem que fosse para a impresnsa as fotos-- na tarde deste sábado uma ação de impugnação da candidatura de Geraldo Alckmin, alegando "uso indevido dos meios de comunicação."


Helena

Aquele político sem caráter presidente do TSE


Marco Aurélio Mello presidente do TSE, está fazendo o que pode e o que não deve para eleger Alckmin para presidência. No entanto ontem esse canalha filho de uma égua se superou. Simplesmente ele deu a ordem para que fosse liberada as fotos das imagens do dinheiro para a impresa.O Assessor especial do presidente Lula e chefe de campanha, Marco Aurélio Garcia,disse:- Temos informações seguras de que o delegado Edmilson Bruno chamou seis jornalistas, passou para eles o disquete com as fotos e declarou: "Eu estou fazendo isso para f... o governo e o Lula. - Dito isso, o delegado informou: "agora eu vou subir para fazer o boletim de ocorrência sobre o furto das fotos porque eu preciso me cobrir" Tucanalha infiltrada dentro da PF estão na maior agitação!

Helena

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Preciso dizer mais alguma coisa?


Veja na íntegra o último programa eleitoral do Presidente Lula na tv


O TSE tucano cortou em 4 minutos o programa eleitoral do Presidente Lula apresentado ontem na TV. Veja aqui o programa na íntegra. Leia a poesia "O outro Brasil que vem aí" de Gilberto Freyre, citada por Lula no programa.




O outro Brasil que vem aí

Gilberto Freyre

Eu ouço as vozes
eu vejo as cores
eu sinto os passos
de outro Brasil que vem aí
mais tropical
mais fraternal
mais brasileiro.
O mapa desse Brasil em vez das cores dos Estados
terá as cores das produções e dos trabalhos.
Os homens desse Brasil em vez das cores das três raças
terão as cores das profissões e regiões.
As mulheres do Brasil em vez das cores boreais
terão as cores variamente tropicais.
Todo brasileiro poderá dizer: é assim que eu quero o Brasil,
todo brasileiro e não apenas o bacharel ou o doutor
o preto, o pardo, o roxo e não apenas o branco e o semibranco.
Qualquer brasileiro poderá governar esse Brasil
lenhador
lavrador
pescador
vaqueiro
marinheiro
funileiro
carpinteiro
contanto que seja digno do governo do Brasil
que tenha olhos para ver pelo Brasil,
ouvidos para ouvir pelo Brasil
coragem de morrer pelo Brasil
ânimo de viver pelo Brasil
mãos para agir pelo Brasil
mãos de escultor que saibam lidar com o barro forte e novo dos Brasis
mãos de engenheiro que lidem com ingresias e tratores europeus e norte-americanos a serviço do Brasil
mãos sem anéis (que os anéis não deixam o homem criar nem trabalhar).
mãos livres
mãos criadoras
mãos fraternais de todas as cores
mãos desiguais que trabalham por um Brasil sem Azeredos,
sem Irineus
sem Maurícios de Lacerda.
Sem mãos de jogadores
nem de especuladores nem de mistificadores.
Mãos todas de trabalhadores,
pretas, brancas, pardas, roxas, morenas,
de artistas
de escritores
de operários
de lavradores
de pastores
de mães criando filhos
de pais ensinando meninos
de padres benzendo afilhados
de mestres guiando aprendizes
de irmãos ajudando irmãos mais moços
de lavadeiras lavando
de pedreiros edificando
de doutores curando
de cozinheiras cozinhando
de vaqueiros tirando leite de vacas chamadas comadres dos homens.
Mãos brasileiras
brancas, morenas, pretas, pardas, roxas
tropicais
sindicais
fraternais.
Eu ouço as vozes
eu vejo as cores
eu sinto os passos
desse Brasil que vem aí.

CNBB vê clima de golpe em denúncias


Presidente da entidade afirma que acusações de corrupção às vezes são 'artimanhas para confundir'

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Geraldo Majella Agnelo, lamentou que o clima de denúncias tenha tomado conta do debate eleitoral. Para o cardeal, denúncias às vezes são apenas 'artimanhas para confundir' o eleitorado. O vice-presidente da CNBB, d. Antônio Celso de Queirós, foi além. Criticou a proposta de impeachment feita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), usando como referência o golpe militar.

'Não estamos de olhos fechados para perceber que a dimensão da corrupção é muito maior do que um, dois, três, quatro ou cinco acontecimentos que possam ser utilizados numa campanha eleitoral. Afinal, já houve até golpe de Estado neste país em função do pretexto de combater a corrupção', afirmou d. Antônio. 'É preciso verificar o nível de responsabilidade (do presidente Lula). Um impeachment não se decreta assim', afirmou,disse irritado. D. Antônio defendeu que o combate à corrupção deva aparecer fora do clima eleitoral. 'Temos de tomar cuidado. Não está em jogo a moral de uma pessoa, mas o futuro do Brasil', afirmou.


Helena

Caso de força


Depois dizem que essa eleição está sem emoção. Sábado, em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, houve um comício suprapartidário para candidatos apoiados pelo prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão (PMDB), cujo filho, Leonardo Quintão, concorre à reeleição na Assembléia. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia , no comício tinha candidato do PSB, PV, PSDB e PMDB. E por quê o comício foi parar na polícia? O chefe do cartório eleitoral foi até o local verificar se haveria “charanga”, o que é proibido nessa eleição, junto com o showmício. Tinha, mas também não foi por isso que a polícia apareceu. O chefe do cartório foi agredido, o autor da agressão foi preso. “Durante a prisão, o autor foi arrancado das mãos do militar, por integrantes dos partidos envolvidos, entre eles, o senhor Sebastião Quintão”, diz o BO. No final, o chefe do cartório voltou a ser agredido e tudo só acabou com o socorro do resgate do Corpo de Bombeiros. Tem PSDB no meio tem baixaria.

Todos contra um


O debate realizado ontem pela Rede Globo com os três candidatos à Presidência da República registrou 30 pontos de média, segundo prévia do Ibope. O resultado significa 49% de "share" (participação no total de TVs ligadas). Como cada ponto equivale a 55 mil domicílios na Grande São Paulo, havia 1,65 milhão de domicílios assistindo ao debate.

Ostentação

Único a ir de helicóptero ao Projac, local do debate, Geraldo Alckmin ainda assim foi último a chegar, às 21h18, mais de uma hora depois de Cristovam Buarque e Heloísa Helena. Com tanta pressa, o tucano acabou deixando a família para trás. Dona Lu e os três filhos foram de carro à Globo e, atrasados, foram os últimos a entrar.

Hilário

"De cada um kilo de açucar que compramos 50% é esgoto" (Frase do Geralllldoooo no debate.

Tirando a barriga da miséria

Depois de um longo dia de caminhadas pelo Rio de Janeiro, durante o qual ficaram sem almoçar, os candidatos do PSOL convidados de Heloísa Helena não tiveram dúvida: fizeram fila na mesa de comes e bebes oferecida pela Globo durante coquetel antes do debate. "Aqui, quem lidera nos pratinhos de comida é o PSOL", disse Chico Alencar.

CORRUPTasso no debate

Um dos últimos a chegar à emissora ontem, o senador CORRUPTasso Jereissati (PSDB-CE) acompanhou o debate atentamente. Quando Alckmin começou a falar em saúde e educação, Tasso fez cara de desaprovação nos bastidores.Miguel Reale Jr. foi outro que também fez caras e bocas desaprovando trechos da conversa.

Helena

Contrato da Fence com o TSE, que era de R$15 mil, passou para R$60 mil depois da mentira do grampo


A Polícia Federal indiciou ontem o coronel reformado do Exército Enio Gomes Fontenelle, dono da Fence, empresa que emitiu um laudo há duas semanas denunciando a existência de um suposto aparelho de escuta ilegal em telefones do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio de Mello, e mais dois ministros da Corte e do Supremo Tribunal Federal (STF). Fontenelle é acusado de comunicação falsa de crime e falsidade ideológica.

Peritos da Polícia Fedral descartam totalmente a possibilidade de grampos nos ramais. Paulo Max Gil Reis e Getúlio Meneses Bento não encontraram vestígios de possíveis violações entre o distribuidor geral da telefonia, no subsolo do TSE, até a concessionária Brasil Telecom. Esse seria o local onde a Fence identificou o grampo. “Pode-se chegar à conclusão, com absoluta certeza, que a empresa Fence não detectou nenhum indício de instrusão relacionada com escuta ou grampo telefônico nas linhas”, concluiu o laudo da PF.

Os peritos explicam que a Fence errou no diagnóstico por ter feito o laudo superficialmente. A empresa teria usado apenas um reflectômetro, aparelho usado para encontrar variações elétricas nas linhas telefônicas. “Fizemos uma análise de topologia das redes interna e externa e verificamos que nenhum cabo foi violado”, garantiu Paulo Max.

Margem de erro

Os investigadores interrogaram Fontenelle e o submeteram a uma acareação com o diretor-geral do TSE, Atayde Fontoura Filho. O dono da Fence não contestou a versão de Fontoura de que teria afirmado com certeza sobre a existência de grampos nas linhas telefônicas e “reconheceu que suas conclusões podem ter caído na margem de erro sugerida no diagnóstico.”

A Fence é uma empresa com 40 anos no mercado. Desde 2003 presta serviço ao tribunal. Essa é a segunda vez que a Fence aparece em escândalo envolvendo grampos. Em 2002, ela foi apontada como a responsável por fazer escutas telefônicas e monitorar a campanha do então candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes.

Na terça-feira passada, Marco Aurélio Mello saiu em defesa da empresa. Disse que era uma firma séria e idônea e não criaria algo sensacionalista como instalar grampos em telefones dos integrantes do TSE. Na ocasião, o ministro disse ter recebido a notícia do laudo da PF com estranheza e ironizou: “Agora, podemos concluir que continuamos no grande âmbito do faz-de-conta. O faz-de-conta que não houve grampo.” Na sua avaliação, as escutas telefônicas foram retiradas antes da varredura feita pela Polícia Federal.

Contrato da empresa passou de R$15 mil para R$60 mil

No embalo das falsas denúncias, Fontoura Filho anunciou que a Fence passaria a fazer varreduras semanais, em vez de mensais, nos telefones do TSE. Segundo a Polícia Federal, a partir de então, o contrato da Fence com o TSE, que era de R$15 mil, passou para R$60 mil. A Polícia Federal considera o contrato um desperdício de dinheiro. Segundo um delegado, o trabalho poderia ser feito pelo Instituto Nacional de Criminalística sem gasto adicional algum para o TSE.

Ontem, Marco Aurélio de Mello do TSE decidiu não se pronunciar sobre o indiciamento de Ênio Fontenelle. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, existe inclusive a possibilidade de o contrato com a Fence ser rescindido

Helena

Marconi Perillo (PSDB) usou do programa Renda Cidadã em proveito da campanha política


Diante da denúncia de uso do programa Renda Cidadã em proveito da campanha política, o procurador regional eleitoral, Hélio Telho Corrêa Filho, pediu a cassação do registro do candidato ao Senado e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Também pediu a cassação do registro ou o diploma do atual governador, Alcides Rodrigues Filho (PSDB), que disputa a reeleição e está em segundo lugar nas pesquisas.

De acordo com o requerimento, os dois são acusados de prática ilícita de campanha em Luziânia. A denúncia revela que o cabo eleitoral Natanael da Fonseca era proprietário de um bar na cidade que funcionava como comitê de Perillo e Alcides. O local arrecadava ainda as notas fiscais dos beneficiados pelo programa social.

O procurador Hélio Telho Corrêa Filho mostra-se um homem de coragem. Foi o único até aqui que teve a ousadia para mexer com o corrupto Marconi Perillo. E já que chegou até aqui, que tal o procurador pedir investigação na faculdade de Perillo a Faculdade Católica de Goias?. Ah Perillo também era o dono a Faculdade Cambury. Lá, o procurador vai descobrir os podres que toda cidade já sabe, mas é acobertada até pelos jornais locais como o Diário da Manhã.O procurador também pode apurar como Marconi Pirillo compra votos. Uma dica para o procurador. Investique a OVG que dá bolsa de estudo nas faculdades Goiâna em troca de votos dos alunos. Não é mesmo seu Leandro Sena?(PPS)

Helena

Notícia da notificação do TRE-RJ a cardeal causa surpresa no Vaticano


A notificação do Tribunal Regional Eleitoral ao cardeal do Rio de Janeiro, dom Eusébio Scheid, para que orientasse o clero fluminense a se abster de comentários político-ideológicos causou constrangimento ao Vaticano. A notícia chegou ao gabinete do novo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone. Segundo relato de bispos brasileiros, o sentimento no Vaticano foi de surpresa. Em Brasília, a direção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reagiu com indignação:

- É a primeira vez que ouço falar que uma instância judiciária proibiu a Igreja de tocar em assuntos políticos em qualquer ato litúrgico. Isso compete aos bispos. É uma invasão inconcebível de competência. Nem na ditadura aconteceu. Tanto que o tribunal voltou atrás - disse o vice-presidente da CNBB, d. Antônio Celso de Queirós. A decisão da Justiça Eleitoral foi recebida pela Igreja como um ato hostil. Por essa versão, o Vaticano só não teria se posicionado publicamente porque o TRE recuou da decisão e cassou a liminar, por cinco votos a um.


Helena

Beethoven no último programa de Lula


A emoção voltou ao programa do Presidente Lula no último dia de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Ao som da nona sinfonia de Beethoven, o programa foi aberto com pessoas dando as mãos, formando uma corrente, tendo paisagens brasileiras como pano de fundo. O locutor dizia que um novo Brasil está nascendo "com a força solidária do povo". O programa nos relembrou o estilo da campanha de 2002. Lula, com a primeira-dama Marisa Letícia ao seu lado, afirmou que seria submetido a um duplo julgamento: pelo que fez no governo e pelo que está propondo para o futuro.

Com fundo musical, Lula apareceu na tela declamando a poesia " O outro Brasil que vem aí (de Gilberto Freyre) :
- Ouço as vozes, vejo as cores e sinto os passos desse Brasil que vem aí. ...

Com traje esportivo e um jardim ao fundo, Lula fez um paralelo entre o país em crise em 2003, quando tomou posse, com o Brasil de hoje, dizendo que a economia cresce, a inflação cai, o emprego aumenta, os salários melhoram, o país se desenvolve e a pobreza diminui.

- Se com as dificuldades que enfrentamos, e com a falta de experiência que tínhamos, conseguimos tudo isso, imagine o que poderemos fazer agora, quando conhecemos melhor a máquina e a economia está equilibrada.disse o Presidente Lula.

Liberdade vigiada

Diferença de estilo. Depois que Marco Aurélio Garcia substituiu Ricardo Berzoini no comando da campanha nacional do PT, as reuniões começaram a ser diárias. O vice-presidente do PT é bem mais controlador, Berzoini deixava todo mundo livre. “Livre até demais”, ironiza o secretário nacional de organização do partido, Romênio Pereira. Ele entrou no comando da campanha porque faz parte da tendência de centro Movimento PT, que desde o escândalo do mensalão, vem compondo com a esquerda partidária. Romênio ficou desanimado com a trapalhada dos “aloprados”. Mas o desânimo durou só até o fim de semana. Logo as pesquisas mostraram que Lula não foi atingido.


Helena

A gastança do Aeroalckmin


Alckmin está sendo acusado de aumentar despesas com viagens oficiais em 622%. Desconfia-se que o dinheiro saiu dos cofres públicos. Alckmin deixou um rombo de R$ 1,2 bilhão nas contas do Estado

Enquanto esteve à frente do Palácio dos Bandeirantes, entre 2001 e 2005, o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, aumentou os gastos do governo paulista com locação de carros e aeronaves em 622%. O período maior de crescimento foi registrado em 2005, especialmente com o fretamento de aviões.

Naquele momento, Alckmin iniciou a disputa interna com o então prefeito paulistano, José Serra, para a escolha do candidato tucano ao Palácio do Planalto. Entre 2004 e 2005, a elevação teria sido de 53%. Em 2001, Alckmin gastou R$ 5,3 milhões com aviões e carros em viagens. Em 2005, esse valor subiu para R$ 39 milhões. O total gasto, em cinco anos, foi de R$ 90 milhões. A assessoria do candidato Alckmin informou que o Palácio dos Bandeirantes é que se manifestaria a respeito.

Os números sobre a elevação estão no Sistema de Gerenciamento de Execução Orçamentária do Estado de São Paulo (Sigeo) e foram divulgados ontem. Além da verba já disponível para esse fim, um assessor especial do governador, José Eduardo de Barros Poyares, lotado na Casa Civil – que é encarregada de cuidar dos gastos do titular do Palácio dos Bandeirantes -, recebeu um montante de verba de representação, no mesmo período, o que causou estranheza .

Com esses dados em mãos, o deputado Petista vai encaminhar um requerimento ao governo do Estado solicitando informações e o detalhamento dos gastos. Ele quer saber para quais locais Alckmin viajou, principalmente em 2005. Desde o ano passado, na verdade, o PT já havia solicitado esses esclarecimentos, mas não obteve resposta. “Esses gastos desmascaram a imagem do administrador, mostra que é pura balela”, critica Enio Tatto. “O ex-governador usava recursos públicos para se auto-promover e para se viabilizar na disputa interna como candidato à Presidência”, acusou o líder petista.

Viagens pessoais

No levantamento petista, o gasto total com carros e aeronaves se refere às várias áreas do governo, e não somente a viagens pessoais do ex-governador paulista. Na Secretaria de Educação do Estado, por exemplo, foram gastos R$ 2 milhões, com dispensa de licitação. Isso representa quase 50% do total no setor. Na Secretaria de Cultura, 57% do total dos gastos com aeronaves (correspondente a R$ 182 mil) também teriam sido efetuados sem licitação. Na Secretaria de Ciência e Tecnologia, mais R$ 199 mil do item outras despesas de transporte foram consumidos sem licitação.

Somente com passagens aéreas, os gastos do governo pularam de R$ 4,9 milhões, em 2001; para R$ 10,2 milhões, em 2005. O aumento, foi de 108%.


Assessor recebeu R$ 4,3 mi

Somente o assessor da Casa Civil do governo paulista José Eduardo de Barros Poyares recebeu como verba de representação, entre 2001 e 2006, um total de R$ 4,3 milhões. Essa informação foi extraída pelo PT do Sistema de Execução Orçamentária do Estado (Sigeo), administrado pela Secretaria da Fazenda de São Paulo.

Segundo o governo, o número real seria R$ 3,8 milhões, que teria sido confirmado pelo Tribunal de Contas do Estado. O líder do PT, Enio Tatto, disse desconfiar que a verba de representação possa ter sido utilizada como complemento de viagens no período em que Alckmin se lançou candidato. A assessoria de comunicação do Palácio dos Bandeirantes, no entanto, diz que a verba é utilizada para gastos do gabinete do governador e “é normal que um funcionário do governo receba e se encarregue desse serviço”.

Até nos três primeiros quatro meses deste ano — antes de Alckmin se desincompatibilizar para disputar a Presidência —, Poyares continuou recebendo a verba. Em janeiro, ele recebeu R$ R$ 30 mil; em fevereiro, R$ 83 mil; em março, 105 mil; e em abril, 1,8 mil.

Variação

De janeiro a agosto de 2005, a média por mês de verba de representação foi de R$ 66 mil. Nos últimos quatros meses de Alckmin no governo, passou para R$ 118 mil, o que representou uma elevação de 79%. Ano por ano, o valor foi quase o mesmo, excetuando-se 2002. Nesse ano, Poyares ficou com um total de R$ 773 mil. Em 2003, recebeu 1,11 milhão; e em 2004 e 2005, a mesma quantia: 1,13 milhão. A variação entre 2002 e 2005 foi de 47,35%.

Helena

Fica patente que havia uma cilada armada para Lula


Ou você acha que não houve combinação prévia? O presidente agiu certo ao preferir ir ao comício de São Bernardo?

Lula diz não ao debate. Preferiu estar com o povo


O Presidente Lula disse nesta quinta-feira que preferiu encerrar o primeiro turno de campanha à reeleição participando de um comício na cidade onde construiu sua trajetória política. "Não tem nada mais importante na minha vida, na minha trajetória política, do que fazer o último comício da minha campanha na terra onde eu nasci politicamente, junto com meus companheiros", disse Lula, em discurso numa praça de São Bernardo do Campo.

Mesmo sem mencionar diretamente o debate na TV Globo, Lula lembrou de um programa da TV Cultura para justificar sua ausência no embate da noite de quinta-feira."Fui num debate no Vox Populi e me perguntaram se eu era comunista. Eu respondi que era torneiro mecânico", disse o presidente, ironizando o programa.

Lula, voltou disse que o governo anterior torcia para o fracasso de sua administração.Ele citou, os bons indicadores da economia, como aumento do emprego, a redução da pobreza e o crescimento da massa salarial, para demonstrar o sucesso de seu governo."Quatro anos depois, nós conseguimos desmoralizar aqueles que sucedemos", disse.A polícia Militar avaliou o público presente ao comício em 20 mil pessoas, Às escuras
A iluminação pública do parque Área Verde, que esteve desativada durante todo o tempo do comício - inclusive nos 35 minutos em que o presidente Lula discursou - voltou a funcionar milagrosamente logo após o término do comício de Lula.

O público presente foi forçado a se valer apenas da luz dos refletores do palanque. Fontes informaram a este blog que o blecaute ocorreu por determinação do prefeito da cidade, William Dib do (PSDB).

O presidente fica em sua casa em São Bernardo e só retorna a Brasília no domingo, depois de votar em uma escola da cidade, localizada na região do ABC Paulista.

Panfletagem

Nesta sexta-feira o candidato Lula participa de panfletagem em frente a duas montadoras de São Bernardo do Campo.

Helena

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

A Globo está tentando queimar Lula


A Rede Globo perdeu seu maior meio de audiência. O nosso Presidente Lula. William Bonner, abriu o Jornal Nacional detonando o Presidente Lula. O motivo seria o fato do Lula ter avisado que não compareceria ao debate, somente ás 19 horas. Era exatamente isso o que eles queriam. Baixaria. E ainda tem a coragem de falar em imparcialidade!. O debate será morno com os candidatos "pagando o mico" de conversar com uma cadeira . Esta estratégia da Globo é muito estranha expõe os demais candidatos a um certo ridículo. As comunidades do Orkut que apóiam Lula, estão se reunindo na rede para protestar através de e-mails ao Jornal Nacional. Quer participar? E-mail do JN aqui

Leia o comunicado do Presidente Lula á Rede Globo"Arena de grosserias e agressões"

Para evitar uma "arena de grosserias e agressões, em um jogo de cartas marcadas", o Presidente Lula desistiu, de comparecer ao debate eleitoral da TV Globo nesta noite.
"Sou um dos políticos que mais participou de debates eleitorais neste país. No entanto, é fato público e notório o grau de virulência e desespero de alguns adversários, que estão deixando em segundo plano o debate de propostas e idéias, para se dedicar, quase exclusivamente, aos ataques gratuitos e agressões pessoais", justificou o presidente em uma carta à direção da TV.

A emissora de TV reagiu à decisão do presidente "lamentando profundamente" a ausência de Lula, que avisou a Globo apenas às 19h. O debate vai se realizar com Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT).

Lula afirmou que mostrou ao longo de sua biografia "disposição de enfrentar qualquer tipo de debate."

"Somente na TV Globo, participei de três entrevistas ao vivo no Jornal Nacional, no Jornal da Globo e no Bom Dia Brasil com perguntas livres e contundentes. O tom polêmico destas entrevistas, e a maneira como me comportei, demonstram que não tenho receio de enfrentar o debate franco e democrático", prossegue a nota.

"Não posso, porém, render-me à ação premeditada e articulada de alguns adversários que pretendiam transformar o debate desta noite em uma arena de grosserias e agressões, em um jogo de cartas marcadas," concluiu o presidente, parabenizando a Globo pela cobertura isenta destas eleições.

Helena

Polícia Federal indiciou dono da FENCE que mentiu sobre grampo no TSE


A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira o empresário Ênio Gomes Fonteneli, dono da empresa Fence Consultoria, que teria constatado a existência de grampos telefônicos contra ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Coronel da reserva, Fonteneli foi indiciado por "falsidade ideológica e falsa comunicação de crime" por ter afirmado a representantes do TSE que havia constatado a existência de escutas telefônicas em linhas do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Ele não poderia ter feito tal afirmação diante da avaliação incompleta que fez dos cabos telefônicos que ligam o Tribunal à companhia telefônica", explicou a jornalistas o perito federal Gil Reis, um dos responsáveis pelo laudo da PF.

Gil Reis afirma que jamais houve a existência de grampos telefônicas nas linhas apontadas pela Fence.

Em depoimento à Polícia Federal, Fonteneli negou ter afirmado peremptoriamente que teria grampos no TSE. Em suas declarações ele afirmou apenas que sua análise sugeriu que poderiam existir monitoramentos clandestinos contra ministros do TSE.Neste caso não dá para saber quem é mais mentiroso. Se o canalha do Marco Aurélio de Mello ou o tal coronel. Mas o certo é que a farsa teve o objetivo de ajudar a campanha de Alckmin e Serra, já que o tal coronel mentiroso já prestou seus serviços para serra, quando era ministro da saúde.

A empresa de segurança Fence mantém relações com José Serra. O Ministério da Saúde pagou em 2003 ,R$ 56 mil à empresa Fence, contratada na gestão de José Serra para serviços de contra-espionagem.- O ministro Barjas Negri confirmou em 2002 um contrato de R$ 1,8 milhão com a Fence Consultoria Empresarial.

O curioso do escândalo todo causado pelo dossiê Freud são as coincidências com outra encrenca ocorrida nas eleições de 2002. Só que com os sinais trocados. Naquela época, o tucano José Serra era o candidato do governo à Presidência quando despontou com força no eleitorado outro nome na bancada governista, a pefelista Roseana Sarney. Mas a descoberta pela Polícia Federal de R$ 1,28 milhão no escritório de uma empresa de propriedade de Roseana colocou por terra sua candidatura. Agora são R$ 1,7 milhão ameaçando a candidatura do governo.

Naquele episódio, Serra foi acusado de usar a máquina estatal para denegrir a imagem da adversária. Assim como agora o PT está sendo acusado de fazer o mesmo contra Serra em 2002.

Mais bruxas

Outra curiosa coincidência . A mesma empresa chamada Fence que descobriu grampos nos telefones de ministros do TSE havia sido denunciada pelo PFL,(texto aqui) em 2002, como suspeita de montar grampos a pedido do então ministro da Saúde José Serra. Só porque fechou um contrato de varredura de grampos no Ministério de Serra.

Helena

Lula decide não ir ao debate desta noite


Após muito suspense sobre a participação no debate eleitoral desta noite na TV Globo, o Presidente Lula decidiu não ir, informou o secretário particular do Presidente Lula, Gilberto de Carvalho a este blog .

O presidente chamou ao Palácio do Alvorada, às 17h, seu principais auxiliares para comunicar que não vai ao debate.

A decisão seria informada oficialmente à direção da emissora antes que o presidente embarcasse para São Paulo, para participar de comício de encerramento da campanha em São Bernardo do Campo, como previsto.

Assessores do Presidente Lula fizeram durante o dia de hoje, pesquisas entre membros do governo e a militância para saber se Lula deveria ou não participar do debate.A pesquisa apurou que, 50% foram favoráveis que Lula participasse. Enquanto outros 50% diziam que o Presidente Lula não deveria ir ao debate. Este blog recebeu somente no dia de hoje 468 e-mails, com mensagens para que o Presidente Lula não fosse ao debate. Todas essas mensagens foram repassadas para o secretário particular do Presidente Lula, Gilberto de Carvalho.

Helena

O colunista e o blogueiro


O site da "Veja" lança seu áudio grátis com um diálogo entre o colunista Diogo Mainardi e o "blogueiro de Veja on-line" Reinaldo Azevedo. E destaca uma passagem:
_ Eu vou me declarar golpista._ Eu acho que vai dar segundo turno. E se não der a gente vai pro tapetão.
Pela conversa, os dois concordam em quase tudo, mas o colunista diz ao blogueiro a certa altura, mais de uma vez, "pára de falar!".

Em "O Globo" (cadastro), Tereza Cruvinel escreve, sob o título "Para quê":
_ Mário Lúcio Avelar sabe que nenhum eleitor pode ser preso, salvo em flagrante delito, na semana que antecede o pleito. Sabe, mas pediu... O procurador só faz aumentar a fama de agir parcialmente.

Na Folha (assinantes), Janio de Freitas vai além, sob o título "Salvo":
_ O pedido de prisão feito pelo procurador Mário Lúcio Avelar tem algo ainda mais estranho do que sua ocasião, quando prisões desse gênero estão proibidas. A relação do procurador não incluiu o envolvido que não tem ligação com o PT, mas com Barjas Negri, ex-ministro da Saúde no governo Fernando Henrique... Um dos figurantes na lista foi citado apenas uma vez em todo o caso, sem que sequer essa citação se comprove fundada. Já Abel Pereira, apontado por Luiz Antonio Vedoin como intermediário para liberação de verbas da Saúde, figura em gravações, já se contradisse sobre idas ao ministério de Barjas e estaria entre recebedores de comissões documentalmente comprovadas. (Nelson de Sá)

Lula ainda não decidiu se vai ao debate


Depois de participar de uma reunião de quase três horas do Presidente Lula com ministros e outros auxiliares, Tarso Genro (Relações Institucionais), afirmou que o presidente-candidato ainda não tomou a decisão final sobre comparecer ou não ao debate da TV Globo na noite desta quinta-feira.

"O presidente decidirá nas próximas horas se vai ao debate", disse Tarso durante entrevista a correspondentes estrangeiros agora a pouco.

A indefinição criou um clima de suspense. O presidente deu fortes indícios de que poderá comparecer, mas dois auxiliares diretos que o conhecem bem advertiram que deve ser considerada a hipótese dele não ir.

Pela manhã, antes de ir ao Palácio do Planalto, Lula reafirmou a um dirigente petista que estava resolvido a ir ao programa, mas que iria submeter o assunto a uma última avaliação com os ministros da coordenação de governo e coordenadores de campanha.

A reunião começou às 9h, foi interrompida para que Lula recebesse, em audiência, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e retomada em seguida. Às 10h30, os assessores que acompanham o presidente em viagens receberam a orientação de estar na base aérea de Brasília às 16h30, mas não foram informados sobre o destino.

Três equipes do chamado "escalão avançado" da campanha foram deslocadas na noite de quarta-feira para destinos diferentes. A equipe principal está no Rio de Janeiro, onde se realiza o debate.

A equipe número 2 está em São Bernardo do Campo, onde a programação de Lula previa a realização de um comício de encerramento da campanha às 19h. A equipe de São Bernardo do Campo recebeu instruções para instalar um telão para exibir uma mensagem do presidente candidato, caso não compareça ao comício.

Uma terceira equipe foi deslocada para São Paulo com instruções para preparar uma carreata ainda nesta quinta-feira. Segundo uma fonte do PT, trata-se de uma operação para despistar e confundir os adversários.

Helena

Apesar da crise no Estado, tucano não aborda segurança em programas na TV


Inacreditável: Esse texto está na Folha de São Paulo de hoje. Apenas para assinante ler. Link para a Folha aqui

No ano em que o Estado de São Paulo viveu uma crise de segurança em que o crime organizado matou mais de 50 pessoas de maio a julho, o candidato ao governo José Serra (PSDB) não dedicou nenhum dos 38 programas na TV para detalhar propostas para a área. Apesar de listar a segurança entre as suas quatro "prioridades fundamentais" na propaganda de estréia, em 16 de agosto, o assunto sumiu ao longo do horário eleitoral. Ontem, no último dia de propaganda, apenas afirmou que irá "endurecer contra quem é do mal".

A estratégia do ex-prefeito de não mostrar propostas para essa área na TV foi atacada pelo petista Aloizio Mercadante, que desde a primeira semana explorou o tema para criticar os 12 anos de gestão do PSDB. Anteontem, no debate realizado na Rede Globo, o senador novamente questionou: "Qual a razão de você, Serra, não tratar de segurança pública durante a campanha e também na TV?". Serra respondeu: "Tratei do tema sim, inclusive aqui na Globo. Crime organizado é inimigo público número um do Estado. Tem muito a fazer ainda, e o governador de São Paulo tem de ser capitão para combater essa questão". O Serra, porém, não deu à segurança a mesma atenção que dedicou a educação, saúde, transporte e emprego, que mereceram programas quase inteiros para apresentar propostas de cada área.

"Prioridades"

Na estréia do horário eleitoral para candidatos a governador, Serra afirmou que suas "prioridades fundamentais" eram, nessa ordem, "saúde, educação, segurança e emprego". "Durante esses nossos encontros eu vou detalhar as propostas que tenho para cada uma dessas áreas", afirmou no dia 16 de agosto.

Nos dias seguintes, não mostrou como pretende atuar na segurança. Ontem à noite, resumiu o que apresentou durante os mais de 40 dias de campanha televisiva. Falou em educação ("duas professoras na primeira série"), saúde ("mutirões da saúde"), transporte ("obras do metrô"). Sobre segurança, apenas: "Eu vou trabalhar duro desde o primeiro dia para endurecer contra quem é do mal. E vou pegar pesado".
Mercadante, por outro lado, martelou desde a primeira semana de propaganda na TV que sua principal proposta para combater o crime no Estado é a criação de uma "força-tarefa", unindo a Polícia Federal às policias paulistas.

Ele mente: Procurador se contradiz sobre ordem de prisão


Depois de negar anteontem ter pedido a prisão temporária de seis "petistas" envolvidos com a compra de um dossiê, o procurador Mário Lúcio Avelar recuou ontem e admitiu ser o autor da solicitação à Justiça Federal. Ele não explicou por que tomou uma iniciativa que não pode ser cumprida devido à legislação eleitoral disse apenas que: "achou que era conveniente e acabou". Na noite de segunda, a juíza de plantão Adverci de Abreu concedeu os mandados para prender Freud Godoy, Oswaldo Bargas, Jorge Lorenzetti, Expedito Veloso, Gedimar Passos e Valdebran Padilha. Mas a Polícia Federal não cumpriu a ordem, já entrara em vigor a restrição do artigo 236 do Código Eleitoral, pela qual nenhum eleitor pode ser preso nos cinco dias anteriores à eleição salvo em flagrante, sentença por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.
O juiz Marcos Alves Tavares que já reheitou pedido de prisão de Freud feito por Avelar disse: "É no mínimo estranho e contraproducente que um pedido de prisão temporária seja divulgado na imprensa antes de sua análise pelo juízo", disse.

Seqüestros

O procurador da República em Cuiabá Mário Lúcio Avelar pediu o seqüestro de bens de quatro deputados federais de Mato Grosso acusados por Vedoin de receber propina: Lino Rossi (PP), Wellington Fagundes (PL), Pedro Henry (PP) e Ricarte de Freitas (PTB).A Justiça negou os pedidos. Os deputados negam envolvimento com o esquema dos sanguessugas. Com exceção de Lino Rossi, os demais concorrem à reeleição.


Helena

PT leva procurador a Conselho Nacional


O PT ingressou ontem no Conselho Nacional do Ministério Público com uma reclamação em que acusa o procurador da República Mário Lúcio Avelar de agir de forma tendenciosa, politizada, e de usar "insinuações e aleivosias" para "reverberar o discurso político oposicionista" contra o partido e o governo.
Mário Lúcio Avelar é o principal responsável no Ministério Público pela investigação da tentativa de compra, de documentos que comprometem tucanos.

"A incontinência do procurador Mário Lúcio Avelar não apenas o desqualifica, mas incorre em ilegalidades que devem ser apuradas. O que se questiona (...) é se "insinuações", declarações "maliciosas" e "ironias" fazem parte da correta atuação de um membro do Ministério Público durante um procedimento investigativo", diz a reclamação.

O coordenador de campanha do Presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, também participou da elaboração da reclamação.O principal argumento do PT contra Avelar é uma entrevista do procurador à Folha, publicada na edição de segunda-feira. Nela, Avelar insinua que a Polícia Federal não estaria agindo de forma rápida para apurar o episódio e, em determinado ponto, dá a entender que acredita ter saído do PT o R$ 1,7 milhão que seria usado para a compra do dossiê: "Veja bem: estamos falando de um partido político que tem o comando do país. Só tem o comando do país. [irônico] Não tem mais nada. Só o país. Pode sair de onde o dinheiro?", disse.

A reclamação insinua também que o procurador mantém ligações com o PSDB.Durante a campanha presidencial de 2002, Mário Lúcio Avelar foi acusado por políticos de atuar em prol do então candidato tucano à Presidência, José Serra.O Conselho Nacional, via assessoria de imprensa, informou que a reclamação será analisada por sua Corregedoria que, se julgar necessário, abrirá uma sindicância.


Helena

Escolha o seu lado. Só não vale indecisão e blá, blá, blá. Nossa "raça" agradece


Há um clima de confiança no Planalto de que há chance concreta de liqüidar a fatura da eleição presidencial no primeiro turno, no domingo.A coordenação de campanha decidiu intensificar as atividades de mobilização no sábado e no domingo. Para os coordenadores da campanha, as pesquisas Datafolha e Ibope reforçam a possibilidade real de vitória de Lula ainda no primeiro turno. "As pesquisas só reforçam a empolgação da militância do PT, de apoiadores e aliados do presidente Lula para uma vitória no domingo",

Estão sendo planejadas várias atividades para o sábado e domingo, para reforçar a adesão e ânimo da militância. Haverá concentrações, caminhadas e carreadas nas 150 maiores cidades do país. A coordenação decidiu, no início da semana, ampliar as ações ao maior número possível de cidades. O próprio Lula deverá participar de carreatas no ABC paulista no sábado.

Uma comparação de Lula ao heptacampeão mundial de F-1, o alemão Michael Schumacher, e Geraldo Alckmin (PSDB) ao brasileiro Rubens Barrichelo.
"Sempre num final de corrida é assim, o Schumacher levanta o pé do acelerador. É normal. Mas não acho que o Rubinho vai chegar".

Mesmo com dívidas, Abel ganha licitações sob Barjas do PSDB


Na lista de devedores em Piracicaba, empresário venceu concorrência de R$ 450 mil

Abel atuava no Ministério da Saúde quando Barjas era ministro para beneficiar máfia dos sanguessugas

Construtoras do empresário Abel Pereira- amigo do prefeito de Piracicaba Barjas Negri do PSDB- estão entre as maiores devedoras da Prefeitura de Piracicaba (SP) e respondem a processos de execução fiscal movidos pela Procuradoria do município. Mesmo assim, venceram licitações para executar obras na gestão do prefeito Barjas Negri (PSDB).

A Polícia Federal e a CPI dos Sanguessugas investigam a ligação entre Abel e Barjas, ministro da Saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso.A família Vedoin (dona da Planam) diz que pagou propinas a Abel para obter liberação de recursos do Ministério da Saúde durante a gestão Barjas -que era secretário-executivo de José Serra (PSDB) e o sucedeu no cargo em 2002.A Prefeitura de Piracicaba move 35 processos por execução fiscal contra Abel, além de seis contra a Construtora e Pavimentadora Cicat Ltda. e um contra a Cicat Construção Civil e Pavimentadora Ltda., empresas das quais Abel é dono.

A Cicat aparece três vezes na lista da Câmara Municipal de Piracicaba com as maiores devedoras da prefeitura. As empresas que têm o nome Cicat devem um total de R$ 672,1 mil.A Construtora e Pavimentadora Cicat Ltda. é a 108ª maior devedora, com uma dívida de R$ 395,8 mil. Já a Cicat Construções Civis e Pavimentação Ltda. aparece na 312ª colocação com R$ 138,1 mil devidos.Em uma outra lista da Câmara, na qual estão as 122 maiores devedoras -mas com dívidas parceladas-, aparece novamente a Cicat Construções Civis e Pavimentação Ltda., com R$ 138,2 mil a serem pagos.

No entanto, a Construtora Cicat ganhou uma licitação para executar uma obra neste ano orçada em R$ 450 mil.Quatro empresas da família de Abel doaram R$ 60 mil para a campanha de Barjas em 2004, entre elas, as duas Cicat.A Concivi, que pertence a um irmão e a um primo de Abel, também é processada pela prefeitura por causa de dívidas, mas já ganhou ao menos 35 licitações entre 2005 e 2006.

Você lembra dessa frase?


"Nós vamos ter um enfrentamento grave.Vocês se preparem."

( Frase dita pelo Presidente Lula da Silva, em maio de 2006)

Debate: tucano diz que quer ver sangue jorrar


Em meio à indefinição do Presidente Lula, Alckmin preparou-se ontem para atacar o Lula do começo ao fim no debate de hoje da TV Globo caso Lula, seu principal adversário compareça ou "dê o bolo". A estratégia de Alckmin, na primeira hipótese, deverá ser apostar no "destempero verbal" e nos "atos falhos" do Presidente para tentar constrangê-lo no campo da ética, segundo contam os tucanos e coordenadores da campanha de oposição. "A idéia geral é fazer o sangue jorrar fora da telinha".

Se o presidente não comparecer, o candidato do PSDB tentará demonstrar indignação diante dos escândalos, especialmente o da compra de dossiês pelos petistas, acusará Lula de não ter compromisso com a verdade e apelará ao telespectador, afirmando que Lula desrespeita a democracia.

Para os tucanos, diferentemente do que ocorreu nos debates anteriores, aos quais Lula não compareceu, Alckmin não pretende deixar para Heloísa Helena (PSOL) o posto de principal adversária de Lula no campo da ética e da moral.O coordenador de campanha de Geraldo Alckmin, disse que Geraldo Alckmin sabe que pode ser atacado pela candidata do PSOL,Heloisa Helena, mas como os dois tem boas relações os atques, se vier, serão em menor intensidade. Ontem, Alckmin se preparou para o debate no final da tarde e no início da noite com Gonzalez e parte de sua equipe. Entre as respostas "ensaiadas" estavam temas como violência em São Paulo e o rombo nas contas do Estado.

Helena

Alckmin entra em desespero e apela para mensagens por e-mails


O comando da campanha de Geraldo Alckmin recebeu com decepção o resultado das mais recentes pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas ontem. Segundo um tucano, levantamentos feito pelo PSDB nos últimos dias mostravam um estreitamento da diferença entre o tucano e o Presidente Lula, o que não aconteceu nas pesquisas. Os resultados obrigaram Alckmin a convocar uma reunião de emergência ontem.

A expectativa era de que, ao menos na margem de erro, houvesse a possibilidade de um segundo turno contra Lula. Após a divulgação das pesquisas pelo "Jornal Nacional" (TV Globo), o candidato do PSDB se reuniu com seu marqueteiro, Luiz Gonzalez, e com pessoas de sua confiança na produtora dos programas de TV de sua campanha, em São Paulo. Ele também recebeu telefonemas dos líderes do PSDB do PFL.

Os números obrigarão o PSDB a ajustar alguns pontos de seu planejamento para os últimos três dias antes da eleição. Ontem à noite, o partido acionou seus setores de mobilização, pedindo mais empenho no trabalho de rua e enviando mensagens por e-mails dizendo de que ainda há chances de a disputa de segundo turno. Os resultados do Datafolha e do Ibope fizeram com que tucanos criticassem Gonzalez e Alckmin -desta vez, por conta do programa de TV de anteontem à noite, no qual o marqueteiro não intensificou ainda mais os ataques a Lula e ao PT.

Alckmin iria gravar as cenas de seu último programa do horário eleitoral gratuito de TV, que irá ao ar hoje à noite, antes do debate marcado para a TV Globo. Pelo cronograma inicial, o programa misturaria críticas a Lula com agradecimentos de Alckmin e propostas do candidato. Mas cresceu a pressão para que o tucano seja mais incisivo no ataques a Lula e chame a atenção do eleitor para sua "responsabilidade histórica".Pelos cálculos dos tucanos, o patamar de Lula nos votos válidos precisa baixar mais um pouco até a noite de sábado. Só assim, avaliam, Alckmin teria chances de virar o jogo na boca-de-urna no domingo.

Helena

Para cobrir o rombo de Alckmin, governo paulista vai vender açõs da Nossa Caixa


O governo de São Paulo conta com a venda de 20% das ações da Nossa Caixa para fechar o ano sem déficit. Programada para o dia 16, a operação está prevista no Orçamento como fonte de R$ 800 milhões. A venda desagrada, alguns tucanos que prefeririam adiar a venda por temer a desvalorização de ações no fim de governo.O argumento é o de que os interessados pressionariam por um deságio, valendo-se de um desespero do governo.


"A idéia da venda está programada para zerar o déficit.Cláudio Lembo voltou a dizer que confirma que realmente há um rombo de R$ 1,2 bilhão nas contas do Estado.Há três meses, ele enviou ofício a todos os secretários proibindo novos investimentos e determinando "redobrada atenção do governo" e "rigorosa austeridade nos gastos públicos". Houve também "diminuição no ritmo de velocidade das obras", diz Fernando Braga, ex-assessor especial de Alckmin e hoje secretário de Planejamento.


Helena

Geraldo Gerente Competente


Desconstruindo Alckmin

Durante toda a campanha, o tucanato e sua mídia fizeram um gigantesco esforço para construir a imagem do Geraldo Gerente Competente. Uma só nota de uma jornalista da Folha de São Paulo - Mônica Bérgamo, ontem – acaba de desmontar todo o castelinho de cartas. O “choque de gestão” de Geraldo se traduz, ao final do mandato, em um rombo de R$ 1,2 bilhão nas contas de São Paulo. Lembo confirma. Não só o rombo, mas também o consequente arrocho nos gastos. Corre-corre, lufa-lufa, entre o tucanato. As receitas foram superestimadas, o corte de despesas não será suficiente, é preciso vender alguma coisa! O governador de São Paulo pode ser enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal! Um escândalo.

Surge o bombeiro. Fernando Braga, ex-assessor de Alckmin e Secretário de Planejamento, solta nota para tentar esconder os fatos: não há descontrole, o contingenciamento já vem desde março (ôps!), o tucanato foi “rigoroso e austero nos gastos”.

Em seu blog, Luis Nassif, que é do ramo, insiste: falso, o rombo existe e era até maior, coisa de R$ 2,6 bilhões. Para cobrí-lo, Alckmin vendeu a CETEEP por um bi e deixou encaminhada a venda de ações da Nossa Caixa.

Moral da história: FHC, Geraldo, é sempre a mesma super competente política tucana para as finanças públicas; gastar irresponsavelmente e depois vender patrimônio público para pagar as contas. Com o Serra, justiça seja feita, é diferente. Ambulância ou varredura de grampos, ele sempre compra pelo melhor preço. E sempre larga o cargo antes.

PS. Tomara que o Otavinho não demita a moça.

Paulo

Petrobras Fome Zero divulga projetos selecionados


A Petrobras anuncia hoje (28) os novos projetos escolhidos por seleção pública para integrar o Programa Petrobras Fome Zero.Em sua terceira edição, o programa vai destinar mais R$ 20 milhões para patrocinar iniciativas que procurem fortalecer o combate à desigualdade social no país por meio da geração de emprego e renda, melhoria das condições de educação e qualificação profissional para jovens e adultos, além da garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Segundo a assessoria de Imprensa da Petrobras, a solenidade – que será realizada às 11 horas na sede da estatal, no Rio contará com a presença do presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, da ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, da ministra interina do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e do gerente de Responsabilidade Social da Petrobras, Luís Fernando Nery.

Helena

Liberado o uso de camisetas de partidos e candidatos no dia das eleições


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o uso pelos eleitores, no dia das eleições, de camisas, bonés, broches ou dísticos que indiquem preferência por partido político, coligação ou candidato Também está permitido o uso de adesivos em veículos particulares. A chamada manifestação individual e silenciosa do eleitor foi regulamentada em resolução aprovada nesta quarta-feira (27).

No entanto o tucano Marco Aurélio de Mello deu a dica para protesto, disse ele:“Daqui a pouco estaremos exigindo que o eleitor compareça de luto às seções, ou então de terno ou de camisa de cor neutra”, afirmou o presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, em defesa da liberação. Três ministros e o vice-procurador geral eleitoral, Francisco Xavier, posicionaram-se contra o uso de camisetas e bonés. “O que vai ocorrer, na prática, é uma panfletagem, todos os partidos vão exagerar, vão simplesmente inundar as cidades com camisetas”, alegou o vice-procurador.

A questão vinha gerando polêmica entre os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) pois a lei proíbe o uso e inclusive o caracteriza como crime, mas a jurisprudência autoriza a chamada manifestação silenciosa dos eleitores.

Helena

Eu prendo. Bato. E arrebento. E dai?


A iniciativa do Ministério Público de pedir a prisão preventiva dos seis pessoas envolvidos no dossiê provocou ontem a reação de policiais federais. O superintendente da PF no Mato Grosso, Geraldo Pereira, criticou o procurador Mário Lúcio Avelar, autor do pedido. A prisão não pôde ser cumprida por causa da lei eleitoral, que impede prisões (a não ser em flagrante) cinco dias antes e até 48 horas depois do pleito. Segundo ele, a divulgação do pedido vai dificultar a prisão dos acusados.

- A Polícia Federal não entendeu como necessária a prisão, tanto que não pediu, e é muito fácil pedir prisões em momentos que não se pode prender e depois acusar a PF. Ontem,Lúcio Avelar - que na noite de terça-feira havia negado ter pedido a prisão dos 'petistas' - confirmou a iniciativa, mas evitou comentar as razões: - O Ministério Público Federal (ele) achou que era conveniente e acabou.disse Lúcio Avelar. Perguntado se havia ocorrido alguma falha no procedimento, Avelar reagiu: - Não fui eu quem implantou o calendário eleitoral.

O procurador ainda atacou a imprensa: - Imprensa é assim: se não prende o procurador é mole, é do partido tal... Se prende, também critica.

Helena

Palanque eletrônico


Há coisas que caíram de moda. Uma delas: armazém de secos e molhados. Outra: maiô com saiote. Muitas outras: máquina de datilografia, brilhantina no cabelo, pente no bolso, lenço de pano, eletrola, videocassete, disco de vinil. Comportamentos também ficaram pra trás. É o caso de fumar, dirigir sem cinto de segurança, furar a fila, jogar lixo pela janela, arear panela, andar com rolinhos no cabelo.

E a carteirada? O abuso dos que se sentem superiores aos demais parecia pertencer a tempos idos e vividos. Tão idos que certas expressões usadas por eles viraram motivo de gozação. “Sabe com quem está falando?” é a mais consagrada. Às vezes sofre variações. “Sabe quem é meu pai?” “Você imagina quem sou eu?” “O senhor me conhece?” “Já ouviu falar em fulano de tal?” E por aí vai.

O mais igual caiu de moda. Mas ainda mostra sinais de vida. Vale o exemplo do programa eleitoral. Há médico sem cara de médico. O médico tem cara de louco. Usa palavriado de baixo nível para se referir ao adversário. Há Professor sem evidência de professor.Mas jura que veio da classe pobre da população. Há Juiz sem ar de magistrado. Há até um presidente, de um certo partido político, disfarçaddo que usa a mídia para pedir votos para a oposição. O que fazer? Exibir o cartão de autoridade. É o título. Dr...., enfermeira..., prof... , juiz... , promotor Chico & cia. superior apostam no efeito carteiraço. Com ele (e o seu voto), sonham receber o broche de excelência. Domingo, acordarão.

Helena

Lula terá só 3 minutos no último programa


O presidente Lula terá apenas 3 minutos e 11 segundos no último programa do horário eleitoral gratuito, que vai ao ar hoje à noite. Em decisão final, tomada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral, Lula perdeu 4 minutos e um segundo de seu programa nacional (de 7 minutos e 12 segundos por bloco), como punição por ter participado do programa do candidato ao governo da Bahia, Jaques Wagner. Para os ministros, Lula invadiu o horário eleitoral de outro candidato para promover sua candidatura. Lula, no entanto, ganhou direito de resposta de um minuto no horário de Heloísa Helena (PSOL), que ficará fora do programa de hoje à noite.

Helena

'Tem alguma jogada política nesse negócio aí', diz Presidente sobre pedido de prisão


Em entrevista ao "Jornal da Record", ontem à noite na TV Record, o Presidente Lula disse que há precipitação de fatos ao pedido de prisão de 6 pessoas, pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso. - "Às vezes me pergunto se o estrago será para o candidato Lula ou para quem está pedindo as prisões dessas pessoas. A impressão que tenho é que há precipitação dos fatos e que há jogada política nesse pedaço aí. De qualquer forma, a pessoa que pediu a prisão sabe que durante esses dias de eleição as pessoas não podem ser presas. Então, como leitor, vendo a imprensa, fico pensando: tem alguma jogada política nesse negócio aí" - disse Lula

Ao ser perguntado sobre as denúncias de corrupção , Lula disse que elas são antigas e remetem ao governo passado, citando o tucano Barjas Negri como envolvido na máfia dos sanguessugas.e classificou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como "uma decepção" Lula disse que seu governo está "tirando a sujeira de debaixo do tapete"- O governo fingia que investigava e não investigava. Estamos tirando todo o lixo de debaixo do tapete (...) Vamos apurar, doa a quem doer: doa às pessoas que trabalham no governo, de fora do governo, as pessoas do PT, que não são do PT. Se você quiser moralizar esse país, não podemos jogar lixo para debaixo do tapete. Não posso admitir que em época de campanha você fique jogando fumaça onde sequer tem fogo."Não quero que nenhum inocente seja culpado e que nenhum culpado seja inocentado. No Brasil, lamentavelmente é assim: as pessoas não querem a verdade, querem é criar caso." ."Não quero que nenhum inocente seja culpado e que nenhum culpado seja inocentado. No Brasil, lamentavelmente é assim: as pessoas não querem a verdade, querem é criar caso."

Lula citou o ex-ministro tucano Barjas Negri (Saúde), mencionado pelo chefe da máfia dos sanguessugas, Luiz Antônio Vedoin, ao sugerir que os tucanos são protegidos no episódio: - A essência é que o Barjas Negri, que hoje é prefeito de Piracicaba, que era secretário-executivo e assumiu o ministério (da Saúde), está envolvido nisso. E, quando as pessoas falam o nome dele, não falam Barjas Negri do PSDB. Agora, quando tem alguém do PT, falam do PT.


Helena

Descontrole da mídia


O direito de resposta obtido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo Presidente Lula contra a Folha e CBN está causando indignação nos atigidos. O colunista Clóvis Rossi, da "Folha de S.Paulo" considerou a decisão "exagerada". O jornalista Heródoto Barbeiro, da rádio CBN, se disse "surpreso". Os veículos vão recorrer da decisão.

- O artigo é uma opinião, não uma notícia. - Esse tipo de jogo esperava de Paulo Maluf ou Fernando Collor, não de políticos com tradição democrática, caso de Lula - disse Rossi. No artigo "Como se faz uma quadrilha", publicado dia 22, ele diz que o PT se transformou numa quadrilha, Uma frase considerada ofensiva pelo ministro Gerardo Grossi é: "Foi uma cultura que geriu a 'quadrilha', antigamente chamada de Partido dos Trabalhadores".

- É uma conclusão profundamente desnecessária e ofensiva e constitui injúria - entendeu o ministro Gerardo Grossi.

- Todo jornalista é livre para exercer sua profissão. Defendemos é o direito de resposta. A liberdade de imprensa não impede que quem se sentir ofendido peça direito de reposta - disse o ministro Carlos Ayres Britto.

Outro pedido de resposta de Lula, contra coluna de Rossi de 21 de setembro, ainda está pendente de julgamento pelo TSE.

Alckmin: comparação de Lula a ladrão de carros na rádio

No caso da CBN, declarações de Alckmin na série de entrevistas com candidatos foram consideradas ofensivas a Lula pelos ministros do TSE. Segundo o ministro relator Ari Pargendler, Alckmin relaciona Lula a desvios de dinheiro público e impunidade. Num dos trechos, o tucano diz que "ladrão de carro rouba e diz que não precisa" e sabe que não será pego; noutro, classifica o governo Lula como uma sofisticada organização criminosa.

- Foi um excesso que tem que ser coibido. O TSE tem que zelar para que a campanha mantenha níveis de respeito - disse Pargendler.

Barbeiro se disse indignado:

O TSE determinou que a CBN dê quatro minutos para que Lula responda. A diretora executiva de Jornalismo da CBN, Mariza Tavares, informou que a rádio recorreu ontem.


Helena

Mais 400 intelectuais apoiando Lula


Ontem, na reunião de coordenação política do governo, o presidente Lula puxou a conversa sobre o debate da TV Globo. Para alegria de uma parte da platéia, enfileirou argumentos sobre as vantagens de comparecer. Disse que ninguém defenderia o governo melhor que ele e que os espectadores simpatizariam com ele se todos os adversários se juntassem para atacá-lo. Nos últimos dias, a campanha perguntou a eleitores de Lula em pesquisas qualitativas se o presidente deve ir ao debate. A maioria aprova a ida. Mas outra pergunta testou quantos eleitores pretendem assistir o debate e boa parte respondeu que vai dormir antes do programa. A tendência é mais forte entre os eleitores mais pobres, principal base de Lula.

Na reta final da campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou, ontem, o apoio de um grupo com mais de 400 intelectuais, artistas, líderes religiosos e de movimentos sociais que defendem a sua reeleição ainda em primeiro turno. Foram dois manifestos. O primeiro, intitulado “Com Lula, nossa responsabilidade social”, é assinado por personalidades como Cândido Mendes, Maria da Conceição Tavares, Emir Sader, Leonardo Boff e Dom Waldyr Calheiros.

O segundo manifesto foi organizado pelo cantor e compositor pernambucano Alceu Valença. Os dois documentos defendem a reeleição de Lula já no primeiro turno com o argumento de que a vitória já no domingo deixará o presidente com maior força política, o deixando “livre de pressões poderosas em contrário, capaz então de realizar e ampliar transformações que a sociedade exige”.

Os artistas e intelectuais foram impedidos, pela lei eleitoral, de participar dos programas no rádio e na TV apoiando candidatos. Também estão proibidos de organizar showmícios, como aconteceu na campanha de 2002. Desde a primeira vez que se candidatou, em 1989, Lula sempre teve a simpatia dos artistas e intelectuais de esquerda. “Emprestamos nosso apoio para acelerar e ampliar políticas sociais, políticas educacionais e de segurança nacional, geração de emprego, reforma agrária, redução das desigualdades, com mudança na política econômica”, escrevem os intelectuais.

Trecho do manifesto de intelectuais em apoio a lula

“O positivo é que todos os escândalos, velhos e novos, vêm sendo denunciados e divulgados, com destaque para o trabalho da Controladoria Geral, da Polícia Federal e do Ministério Público”. Em tom mais informal e tratando o presidente com carinho, a carta capitaneada por Alceu Valança e pelo grupo Tropicana foi divulgada ontem pelo comitê do Lula “Nós, da família Tropicana, estamos de braços dados com a sua vontade de transformar esta nação num país melhor, com mais igualdade de oportunidades, mais humanidade, mais brasilidade”, diz a carta. Emprestamos nosso apoio para acelerar e ampliar políticas sociais, políticas educacionais e de segurança nacional


Helena

Vitória em primeiro turno


Duas novas pesquisas eleitorais divulgadas ontem ajudaram a manter alta a temperatura na reta final da campanha presidencial.O desafio da oposição é tirar votos do presidente. Nas últimas sete pesquisas do Datafolha ele oscilou entre 49% e 51%, sempre dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Se mantiver esse patamar, que ostenta desde o final de agosto, vencerá no primeiro turno.

Popularidade

Os dois institutos mostram estabilidade na avaliação do governo Lula. Segundo o Ibope, o percentual de eleitores que considera o governo bom ou ótimo oscilou um ponto para cima e hoje é de 44%. O índice dos que avaliam como regular foi de 36% para 35% e o dos que consideram ruim ou péssimo passou de 20% para 21%. O Datafolha mostrou números parecidos. O contingente de bom e ótimo passou de 46% para 47%. O regular continua em 34% e o percentual de ruim e péssimo oscilou um ponto para baixo e ficou em 17%. A nota média atribuída ao governo pelos eleitores ouvidos pelo insituto é de 6,5 em um total de 10.


Helena

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Estadão mente descaradamente!


ESTADÃO

Clique:ESTA É A MANCHETE DO SITE DO ESTADÃO, ÀS 17H30 DESTE DIA 27 DE SETEMBRO.

TRABALHO
Geração de emprego formal tem queda em 2005 e massa salarial cresce 8,09%

ESTES SÃO OS DADOS:


Brasília - Em 2005, o emprego formal no Brasil teve aumento de 5,83% em relação ao ano anterior, com a criação de 1,831 milhão de postos de trabalho. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgada hoje pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

A notícia correta é essa ( aqui)...

O emprego formal cresceu 5,83% em 2005, com a abertura de 1,831 milhão novas vagas no mercado de trabalho, de acordo com os dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) divulgados hoje pelo Ministério do Trabalho

Esse foi o segundo melhor resultado do mercado formal de trabalho desde 1985,quando teve início a série histórica da RAIS, e só perdeu exatamente para o ano de 2004, quando houve alta de 6,30%.


O Brasil criou 1,83 milhão de empregos no ano passado, um aumento de 5,83 por cento sobre 2004, conforme a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) divulgada pelo Ministério do Trabalho na quarta-feira.

A Rais indicou que, do total, 1,47 milhão de empregos foram com carteira assinada, enquanto o rendimento do trabalhador também melhorou em 2005, com alta de 2,14 por cento em relação ao ano anterior, atingindo 1.135,85 reais.

"O aumento do consumo, da exportação e outros fatores possibilitam maior geração de empregos", disse em comunicado Luiz Marinho, ministro do Trabalho.

A sondagem mostrou ainda que o setor de serviços liderou a abertura de vagas, com 609,5 mil novos postos no ano passado.

Seguiram-se administração pública --com 444,1 mil vagas--, comércio --417,9 mil-- e indústria da transformação --206,6 mil.

Entre os Estados, o aumento do emprego destacou-se em São Paulo, onde foram geradas 487,6 mil novas vagas, um crescimento de 5,26 por cento sobre 2004.

Minas Gerais e Rio de Janeiro ficaram em segundo e terceiro lugares, com 259,8 mil e 131,6 mil empregos gerados, respectivamente.

Por faixa etária, o levantamento constatou que os maiores aumentos de assalariados foram entre pessoas de 50 a 64 anos e acima dos 65 anos.

O rendimento médio da mulher equivaleu a 82,1 por cento do recebido pelo homem em 2005, contra 81,2 por cento em 2004
Reuters

Helena

Chora tucano! É Lula de novo!


Geraldo Alckmin, ironizou os resultados da pesquisa CNT/Sensus. Disse que só falava de coisa séria. Quero ver qual será a reação do tucano nas entrevistas de amanhã.
Datafolha: Lula mantém vantagem e seria reeleito com 49%

O cenário eleitoral se mantém estável, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira pelo Jornal Nacional, com tendência de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no primeiro turno, que acontece no próximo domingo.Lula passou de 47 por cento para 48 por cento das intenções de voto, enquanto Alckmin foi de 33 por cento para 32 por cento. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.A senadora Heloísa Helena (PSOL) manteve os 8 por cento das intenções de voto que obteve na semana passada.O Ibope entrevistou 3.010 pessoas na segunda e terça-feira em 200 municípios do país.

Lula mantém 49% e reeleição no 1o turno, diz Datafolha

Faltando quatro dias para as eleições, a nova pesquisa do Datafolha indicou que o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) será reeleito já no primeiro turno, segundo números divulgados pela TV Globo nesta quarta-feira. Lula manteve os 49 por cento registrados na semana passada, enquanto seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB) passou de 31 por cento para 33 por cento, uma variação positiva no limite da margem de erro, de 2 pontos percentuais.A senadora Heloísa Helena (PSOL) oscilou de 7 por cento para 8 por cento e o senador Cristovam Buarque (PDT) manteve os 2 por cento da semana passada. Os demais candidatos não chegaram cada um deles a 1 por cento.Com isso, a diferença de Lula para a soma dos adversários passou de 8 para 6 pontos percentuais.O Datafolha entrevistou 7.528 eleitores nesta quarta-feira em 368 municípios do país.

Fala Dalmo Dallari!


O Jurista Dalmo Dallari críticou o pedido de prisão dos envolvidos no dossiê. "É crime eleitoral divulgar o conteúdo de um dossiê, mas não comprá-lo. Foi um exagero decretar essas prisões. Acho que tudo isso é uma manobra diversionista para evitar que se discuta o conteúdo do dossiê, que é o que interessa."

Helena

É a guerra fria das eleições


O golpista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, admitiu nesta quarta-feira que existe a possibilidade do Congresso pedir o impeachment do Presidente Lula, em 2007, caso não tenha segundo turno nesta eleição. Segundo Busato, um segundo turno, seria mais saudável para a população. "Teríamos mais tempo para esclarecer os fatos que ainda estão muito difusos", disse. Segundo ele, o pedido só não foi acatado neste ano devido a duas premissas. Primeiro, a dificuldade devido ao calendário eleitoral e, segundo, pela falta de confiabilidade da própria Câmara em função dos problemas ocorridos nesta legislatura. "Com o novo Congresso, essas duas premissa deixam de existir. Teríamos um clima com muitas evidências e o tema poderia voltar à tona".Perguntado se ele vai entrar com o pedido, disse:! A hipótese é "viável". Ah esse busato! Indecente , imoral & sem vergonha.

Helena

Alckmin diz que rombo de R$ 1,2 bi em São Paulo são "ajustes"

Geraldo Alckmin negou que tenha deixado um rombo de 1,2 bilhão de reais nas contas do Estado de São Paulo. Na edição desta quarta-feira do jornal Folha de S.Paulo, o governador Cláudio Lembo (PFL), confirma o déficit, que teria impedido novos investimentos neste ano.

Agora a tarde Alckmin disse: "Não há nenhum rombo. São ajustes naturais, todo final de ano ocorrem. disse Alckmin a jornalistas, no heliponto de Carapicuíba, na região metropolitana da capital paulista. E novamente, Cláudio Lembo voltou a dizer que confirma que realmente há um rombo de R$ 1,2 bilhão nas contas do Estado.Há três meses, ele enviou ofício a todos os secretários proibindo novos investimentos e determinando "redobrada atenção do governo" e "rigorosa austeridade nos gastos públicos". Houve também "diminuição no ritmo de velocidade das obras", diz Fernando Braga, ex-assessor especial de Alckmin e hoje secretário de Planejamento. Alckmin é mentiroso. Cláudio Lembo até que tem sido coerente naquilo que diz. Entre um e outro, eu ainda acredito em Cláudio Lembo. Quanto aos "ajustes naturais" que Alckmin se referiu, acredito que houve sim "ajustes naturais" . Para o bolso dele. Lógicamente

Helena

Os tucanos pediram. O MP mandou prender, mas esqueceu de um detalhe...


O superintendente da Polícia Federal (PF) de Mato Grosso, Geraldo Pereira, estranhou o pedido de prisão preventiva, feito pelo Ministério Público (MP), de seis acusados de envolvimento do dossiê . Geraldo Pereira, disse que o MP agiu isolado porque pediu a prisão e a Polícia Federal não sabia de nada e só recebeu a informação pela imprensa. "É muito fácil pedir as prisões quando não se pode cumprir e depois reclamar que não cumpriu". A PF não pôde cumprir o pedido porque a Lei Eleitoral proíbe a prisão de qualquer cidadão, a não ser em flagrante, cinco dias antes e 48 horas depois das eleições.

TSE envia notificação a Freud Godoy

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) postou, às 13h desta quarta-feira, a última notificação aos envolvidos no caso do dossiê. O documento foi enviado via aviso de recebimento (AR) a Freud Godoy. O texto solicita a apresentação de sua defesa na investigação de envolvimento com a tentativa de compra do tal de dossiê.


Helena

Golpe da midia e do tse produzindo resultados: CORRUPTasso e Herr Bornhausen, são pegos de surpresa no TSE


No dia em que a oposição apertou o cerco, tentando ampliar na Justiça Eleitoral a investigação sobre o envolvimento do Presidente Lula caso dossiê, o coordenador da campanha da reeleição, Marco Aurélio Garcia, foi ao encontro do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio de Mello, pedir que o tribunal garanta o resultado da eleição. Evitando críticas ao TSE, Garcia disse que os julgamentos são legítimos, mas que a expectativa é que a eleição não seja judicializada.

Lula tem dez dias, a partir da notificação de todos os envolvidos - o que não havia ocorrido até ontem - para apresentar sua defesa ao TSE. Após encontro com Marco Aurélio de Mello, o coordenador da campanha de Lula disse que foi transmitir o apreço de Lula à instituição, mas deu o recado:

- Nós consideramos que o TSE é uma instituição legítima, imparcial, respeitável. As questões sobre tempo estão sendo discutidas no tribunal. Não queremos politizar o TSE, mas tampouco queremos judicializar as eleições presidenciais. As eleições são um momento privilegiado na história de um país, quando o povo soberanamente é único, efetivamente detentor da soberania e elege seus dirigentes. E esperamos que o TSE, como tem feito historicamente, garanta da melhor maneira o resultado dessas eleições. Estamos seguros de que vai fazer - disse Marco Aurélio Garcia.

Encontro surpresa com Tasso e Bornhausen no saguão do TSE

Um encontro inesperado ocorreu no saguão de entrada do TSE. Quando os presidentes do PSDB, Tasso Jereissati, e do PFL, Jorge Bornhausen, saíam do elevador do TSE, cruzaram com Marco Aurélio Garcia, que chegava ao tribunal. Todos mostraram surpresa, Tasso Jereissati e Jorge Bornhausen, vinham da sala de Marco Aurélio de Mello e não esperam encontrar Marco Aurélio Garcia da campanha de Lula. O clima foi de constrangimento, mas se cumprimentaram com sorrisos e apertos de mãos.

Ao receber ontem novos pedidos da oposição de quebra de sigilo telefônico dos envolvidos na operação dossiê, o presidente do TSE Marco Aurélio disse que o resultado da investigação pode sim levar à impugnação da eventual eleição do presidente Lula, se for confirmada sua participação no escândalo do dossiê ou interferência na atuação da Policia Federal.

Logo após a saída do coordenador da campanha de Lula, o presidente do TSE fez questão de rechaçar que o país esteja sendo alvo de um golpe da oposição contra a reeleição do presidente. Disse que não há clima de golpe, tão freqüente no discurso de Lula e seus seguidores nos últimos dias.

Depois de protagonizar um bate-boca com o presidente do TSE, que declarou ser o caso do dossiê mais grave que o caso Watergate, Marco Aurélio Garcia disse que a reunião não teve como objetivo desfazer o mal-estar. Ele disse que sua resposta à declaração foi amplificada pela imprensa, mas que o xará já tinha vindo a público minimizar o episódio.

- Não vim fazer as pazes porque não brigamos. Não há arestas a apagar - disse Garcia. Se recebeu e conversou de forma amigável com seu xará da campanha de Lula, Marco Aurélio de Mello, ao contrário, não voltou atrás em sua opinião. Indagado se mantinha, depois da conversa, a comparação que fez entre o caso do dossiê e o caso Watergate, que derrubou o presidente americano Richard Nixon, o presidente do TSE disse que sim.

- Mantenho, não considerado o dossiê, o acontecimento retratado no dossiê, mas um pouco do que tivemos até aqui, a partir do mensalão - reafirmou Marco Aurélio de Mello. O presidente do TSE definiu a conversa com o coordenador da de Lula como pacífica e que recebeu Garcia sem qualquer idéia preconcebida, pois conversou com o intelectual. E que não tocaram na investigação eleitoral que o TSE está fazendo sobre o dossiê .


Rigor excessivo em relação ao candidato-presidente

Na conversa, Garcia falou sobre a perda de 40 minutos da propaganda eleitoral de Lula, principalmente pelo que no tribunal considerou invasão do horário de outros candidatos para promoção da campanha do presidente. Garcia sinalizou que poderia estar havendo um rigor muito grande em relação ao candidato-presidente e fez um apelo para que nos julgamentos pendentes isso seja considerado.

É....É exatamente como diz o meu vizinho tucano “O Marco Aurélio de Mello é a nossa última trincheira”.


Helena

Esforço concentrado na reta final

A imprensa vem dando um show de mobilização pró-segundo turno. Os eleitores de Lula tem sido chamados até de sem caráter (como escreveu Augusto Nunes no JB de dois domingos atrás). Está na hora do esforço concentrado para que a manipulação não alcance seus objetivos. Lembremos á todos o número de Lula é 13 e confirma. Agora é a Hora da mobilização! Avante Leitores!. Vamos dar uma surra na elite predadora do nosso país! LULA 13!!!! E... agüenta coração, logo mais a noite, tem pequisa Ibope no Jornal Nacional!

Helena

Andarei com as pernas do povo

O presidente Lula fez nesta noite de terça, um de seus últimos discursos de campanha, em comício na Praça da Estação em Belo Horizonte (MG)A uma platéia de cerca de 15 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.E disse: "Se tirarem as minhas pernas, andarei com as pernas do povo. Se tirarem meus braços, gesticularei com os braços do povo. Se tirarem o meu coração, amarei com o coração do povo. Se tirarem minha cabeça, pensarei com a cabeça de vocês. Não adianta matar, esquartejar e salgar a carne como fizeram com Tiradentes, porque a carne morre mas as idéias ficam." Lula disse ainda que está sendo ´esquartejado´ em praça pública pelos adversários do PSDB e PFL porque, nas suas palavras, os rivais querem lhe arrancar até o coração. Disse também que seu favoritismo nas pesquisas está deixando os adversários totalmente atônitos.

Lula ganhou de uma eleitora um crucifixo, segundo a leitora o presente foi pelo fato de Lula ter sido chamado de demônio pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso -, Lula disse que os ataques não o atingem. "Ele não cai porque o Lula não é o Lula. O Lula é uma parte do povo deste país que adquiriu confiança política", referindo-se a ele mesmo na terceira pessoa. "Eu não caio porque eu não sou sozinho." "Chegaram a dizer que não precisavam me cassar como fizeram com tantos outros presidentes. Chegaram a dizer que comigo era importante apenas me fazer sangrar, sangrar, sangrar, para chegar no final da campanha e eu não ter forças para disputar as eleições. Só que eles esqueceram que enquanto eles fizeram a operação sanguessuga com a ambulância, eu fiz a operação transfusão de sangue e o povo brasileiro me deu uma gota do seu sangue para que eu pudesse resistir e enfrentá-los até o dia 1º de outubro".


Helena

Direito de resposta na imprensa. Finalmente Lula ganha uma no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu ontem ao Presidente Lula dois direitos de resposta em meios de comunicação por ofensa à sua honra. Lula deve utilizar o espaço da coluna do jornalista Clovis Rossi, no jornal Folha de S.Paulo, e usar quatro minutos do programa do jornalista Heródoto Barbeiro, da CBN, para rebater ofensas feitas a ele pelo candidato tucano Geraldo Alckmin. Os dois veículos de comunicação têm 36 horas para executar a decisão. A coluna do jornalista Clovis Rossi foi publicada no último dia 22, com o título "Como se faz uma quadrilha". Por quatro votos contra dois, os ministros consideraram o texto ofensivo ao presidente Lula e aos filiados ao PT, principalmente o trecho final, em que se lê: "Foi essa cultura que gerou a quadrilha chamada antigamente de Partido dos Trabalhadores". Na CBN, as declarações dadas por Alckmin a uma série de entrevistas realizadas com os candidatos à Presidência foram consideradas também ofensivas ao candidato petista.

Excesso

Alckmin, segundo o ministro relator Ari Pargendler, respondeu a perguntas do jornalista com acusações ofensivas a Lula, relacionando-o a desvios de dinheiro público, à impunidade reinante no país. Entre os trechos lidos, está o que o tucano diz que um ladrão de carros rouba porque sabe que não será pego pela polícia e aquele em que ele classifica o governo Lula de uma sofisticada organização criminosa. "Foi um excesso que tem que ser coibido. O TSE tem que zelar para que a campanha mantenha níveis de respeito", disse Pargendler.

Helena

Em caso de empate, Marco Aurélio de Mello da vitória á Alckmin


Fernando Rodrigues em matéria para a folha de hoje disse que um risco ronda a eleição presidencial. Se a diferença entre Lula e os demais candidatos for menor do que 0,5 ponto percentual no domingo, há chance real de a disputa parar no tapetão. O Brasil repetirá o cenário mexicano recente, com a proclamação final do vitorioso demorando alguns meses. Paulo Henrique Amorim foi bem mais direto há um mês atrás e escreveu" "Se a eleição “empatar” no primeiro ou no segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral derrotará o Presidente Lula." O cheiro do golpe está no ar.Coincidência ou não, há um mês atrás Paulo Henrique Amorim, escreveu o texto (a baixo) para seu site - Conversa Afiada(aqui) Sabemos nós que Paulo Henrique Amorim tem razão naquilo que diz. Leia o texto do Jornalista Paulo Henrique Amorim

Por Paulo Henrique Amorim

"Se a eleição “empatar” no primeiro ou no segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral derrotará o Presidente Lula.O que significa uma eleição “empatar” ? É uma eleição em que a diferença entre o primeiro e o segundo turno (e/ou do segundo para o terceiro, no caso do primeiro turno) é inferior a um ponto percentual. E quando surgem dúvidas sobre a qualidade dos votos . Foi o que aconteceu na Florida, em 2000, na primeira eleição do Presidente Bush. Foi o que aconteceu na recente eleição para presidente do México.Por que o TSE dará a vitória a Alckmin ? Porque a urna eletrônica no Brasil é inconfiável. Qualquer vitória por uma diferença inferior a um ponto percentual pode ir para o tapetão.
Por que a eleição com a urna eletrônica brasileira é inconfiável ? Porque ela não pode ser conferida. Por que não pode haver conferência dos votos ? Porque não há comprovante físico do voto do eleitor. Sem o comprovante físico, como recontar uma eleição ? Como apurar se o resultado que aparece no computador confere com o desejo do eleitor ?

A ONU se recusou a levar o voto eletrônico, como o do Brasil, para qualquer país que tenha começado a realizar eleição.A comissão bipartidária dos Estados Unidos, formada depois do escândalo da eleição de 2000, sob a liderança de Jimmy Carter e James Baker, recusou essa urna eletrônica sem comprovante físico (sem “the paper track”).A edição de domingo (24 de setembro) do New York Times na web mostra que, nos Estados Unidos, muitas pessoas estão apavoradas com a perspectiva de a urna eletrônica ser adotada nas próximas eleições de novembro. (...) Aqui no Brasil, todas as tentativas de convencer o Tribunal Superior Eleitoral de que a urna eletrônica brasileira é um convite à fraude (o voto depende do que o programador do software quiser) resultaram inúteis. (...) Um cenário possível é o seguinte: A diferença é pequena. Um partido diz que houve fraude. Dá-se a confusão. A mídia, especialmente a impressa, apóia Alckmin. A decisão vai, em última instância, para o Tribunal Superior Eleitoral. E o presidente do TSE, Marco Aurélio de Mello, já demonstrou que prefere Alckmin a Lula. Como me disse hoje, na manhã chuvosa de São Paulo, na mesa ao lado da padaria do Oliveira, um entusiasmado leitor da Veja: “O Marco Aurélio é a nossa última trincheira”.

O velho coronel ladrão está inconformado...


Saiu caro para o senador Antônio Carlos Magalhães uma entrevista concedida em 2000 para a jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. ACM foi condenado a pagar 200 salários mínimos de indenização por danos morais para Nicéia Camargo, ex-mulher de Celso Pitta, por chamá-la de "louca" e "prostituta". A decisão é do juiz Gilberto Ferreira da Cruz, da 1ª Vara Cível de São Paulo.

De acordo com o processo, o senador ficou irritado com uma entrevista concedida por Nicéia Camargo na TV Globo. Na ocasião, a ex-mulher de Pitta teria dito que ACM era autor de diversos crimes. Ele não gostou das declarações e respondeu na mesma proporção, mas na Folha. Na entrevista a Mônica Bergamo, ACM disse que não iria processar "uma prostituta", e tachou Nicéia de "louca". No processo, alegou que agiu assim por ter ficado "surpreso com a reportagem porque até então nunca tinha visto a Rede Globo fazer reportagem tão contundente envolvendo ele senador" Leia o texto completo aqui

Helena

Isso a mídia não notícia


O sub-relator da CPI, o tucano Carlos Sampaio (PSDB-SP), e Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), se encontraram com o presidente do Coaf e afirmam que não "há má-fé e nem demora" na apuração da origem do dinheiro.

Após uma audiência com o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Gustavo Rodrigues, o sub-relator da CPI dos Sanguessugas, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), avaliou que o dinheiro apreendido pela Polícia Federal para a compra de dossiê estar guardado há muito tempo. "A minha avaliação é a de que o saque foi de apenas R$ 25 mil (o valor apreendido pela Polícia Federal com a cinta de bancos)", disse. "O restante era dinheiro guardado em algum cofre. Os envolvidos têm de informar de onde vem este dinheiro. Caso contrário, estarão comprometendo o PT inteiro", afirmou.

O presidente da CPI, Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), que também participou do encontro com o presidente do Conselho, disse que até o momento, o Coaf, apesar das pesquisas que fez, não encontrou nenhum saque envolvendo qualquer das pessoas citadas no caso do dossiê.

Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), e o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), afastaram a hipótese de leniência do Coaf. "Não há elemento que indique isso. Ficamos quase duas horas na reunião com transmissão on line de todos os dados que solicitamos", contou Biscaia. Sampaio completou: "Não há má-fé nem demora do Coaf. Isso é dinheiro antigo e muito bem guardado".

Carlos Sampaio(PSDB) pediu ao Coaf um levantamento estatístico dos saques nas agências dos bancos Safra, Bradesco e Boston com valor superior a R$ 100 mil entre os dias 10 e 15 deste mês. O objetivo, segundo ele, é examinar a movimentação para pedir à Polícia Federal que identifique movimentações mais significativas, se existirem.


Helena

Começa cair a farsa armada pelo TSE


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio de Mello comentou, em entrevista a Terra Magazine, o resultado da investigação feita pela Polícia Federal sobre os grampos. » Presidente do TSE comenta: Sou um especialista em Direito, e não nessa área

Terra Magazine - Publicamos o resultado do relatório da Polícia Federal sobre os supostos grampos no TSE. Não teria havido precipitação, pois os peritos dirão que os grampos não existiram

Marco Aurélio de Mello - Não sei, não sei...Não sou perito nessa área. Sou perito em Direito (risos). Vamos aguardar... O delegado que está conduzindo o caso na PF virá agora à tarde ao Tribunal se encontrar com o diretor-geral (Athayde Fontoura Filho) e com o dono da empresa (Fence).

Terra Magazine - O Tribunal denunciou há pouco mais de uma semana a existência de "grampos" e de "espionagem" contra o TSE?

Marco Aurélio de Mello - Fiz o que me competia como presidente do Tribunal que foi encaminhar à presidente do Supremo (Tribunal Federal), Ellen Gracie, e ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, o pedido de apuração e de investigação.

Terra Magazine - A investigação foi concluída e a conclusão é que existia uma emenda entre dois cabos para permitir o prosseguimento da comunicação até os telefones, mas que não existe grampo algum em todo o sistema. Portanto, não houve grampo.

Marco Aurélio de Mello - É sintomático que, de todos os telefones, só em dois ou três tenha existido isso, mas vamos aguardar a conclusão oficial da Polícia Federal.

Terra Magazine -Bem, mas esta será a conclusão.

Marco Aurélio de Mello - Vamos aguardar a conclusão oficial.


Helena

- É nosso


Alheios às especulações sobre se Lula vai ou não ao debate da Rede Globo, a ser realizado no Rio de Janeiro, os organizadores do comício de encerramento da campanha, em São Bernardo do Campo, dão como certa a presença do Presidente, também amanhã à noite, no palanque da cidade-berço da CUT.

“Não tem possibilidade de o Lula não ir ao comício”, decreta João Felício, coordenador de mobilização da campanha nacional.O “aquecimento” para o evento inclui uma carreata que partirá da capital paulista e várias caravanas com saída de outras cidades do ABC.A panfletagem nas portas de fábrica, intensificada desde o início da semana, é feita com material que promete a participação do presidente-candidato.

Meio a meio – Ontem, as chances de Lula comparecer ao debate da Globo estavam na casa dos 50%. Nem mais nem menos do que isso.

Tintim... – O comando de campanha de Lula pediu aos diretórios estaduais relatório “minucioso” dos debates de governador realizados ontem em todo o país, com atenção para ataques ao presidente.


Helena

Empresariado mais otimista com negócios


Em pesquisa feita em São Paulo, 57% acham que situação é melhor do que a do ano passado. Altos executivos e empresários reunidos ontem em São Paulo em um evento promovido pelo Lide (Doria Associados) declararam, em sua maioria - 57% -, que hoje a situação dos negócios de suas empresas está melhor do que há um ano. E 46% deles informaram planos de aumentar o quadro de pessoal. Em levantamento anterior, realizado em agosto, os percentuais revelavam menos otimismo: 50% e 38%, respectivamente.

Helena

Tucano investigado


O presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), afirmou ontem que a documentação apresentada pela família Vedoin à Justiça Federal envolve de "forma contundente" o ex-ministro tucano Barjas Negri e o empresário Abel Pereira no esquema de venda de ambulâncias superfaturadas.
"Posso afirmar que as provas são suficientes para que as investigações sejam aprofundadas. A documentação envolve o ex-ministro Barjas Negri e Abel Pereira de forma contundente", afirmou Biscaia após analisar documentos da Justiça Federal de Mato Grosso.

A família Vedoin, que coordenou a fraude dos sanguessugas, diz que pagou propinas a Abel para obter liberação de recursos do Ministério da Saúde na gestão Barjas, entre fevereiro e dezembro de 2002. Barjas é prefeito de Piracicaba (SP).Segundo a acusação dos Vedoin, Abel era uma pessoa ligada a Barjas.
"Existe uma petição do Vedoin ao juiz de Cuiabá em que ele relata detalhadamente o envolvimento de Abel e Barjas no episódio", disse Biscaia.

Barjas sucedeu José Serra, candidato ao governo de São Paulo, no ministério. Biscaia afirmou que, entre os documentos analisados, o deputado vai defender no dia 4, data da próxima reunião da CPI, a convocação de todos os ministros da Saúde que ocuparam a pasta entre 1998 e 2005 -além dos tucanos Barjas e Serra, o petista Humberto Costa (2003 a 2005) e o peemedebista Saraiva Felipe (2005 a 2006).

A principal acusação dos Vedoin contra Barjas e Abel está em documento entregue à Justiça Federal em Cuiabá.Entre outras coisas, há extrato da conta de uma das empresas de Luiz Antonio Vedoin no BB que mostra transferência de R$ 20 mil de janeiro de 2003 para uma pessoa ligada a Abel. O extrato é, segundo Vedoin, prova de pagamento de propina a Abel pela liberação de verbas da Saúde destinadas à compra de ambulâncias.


Helena

PF não encontra grampo no TSE e no STF:Marco Aurélio ironiza


A Polícia Federal informou ontem, mais uma vez, que não houve grampo ilegal em linhas telefônicas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nem do STF (Supremo Tribunal Federal). A conclusão se baseou em um laudo elaborado pelo Instituto Nacional de Criminalística (INC).

Os grampos foram detectados pela empresa Fence Consultoria Empresarial Ltda que, desde 2003, foi contratada pelo TSE para fazer varreduras periódicas em linhas telefônicas diretas utilizadas pelos ministros do tribunal.Conforme o relatório da Fence, divulgado por meio da imprensa no dia 14 de setembro, foram grampeados o presidente do TSE, o ministro Marco Aurélio Mello, e os ministros do tribunal Marcelo Ribeiro e Cesar Peluso.

Dois dias depois, a PF instaurou inquérito para investigar o caso, seguindo determinação do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. A perícia foi realizada nos dias 20 e 21 de setembro.Conforme o relatório da Fence, a medição da freqüência de linhas utilizadas e para as quais o TSE determinou a varredura na ocasião apontou a existência de grampos nos telefones utilizados pelos ministros Marco Aurélio e Peluso no STF, bem como no aparelho de fax do gabinete do ministro do TSE Marcelo Ribeiro.

Pelo contrato firmado com o TSE em 2003, sem licitação , a Fence deve fazer pelo menos uma varredura mensal de linhas diretas utilizadas por ministros do tribunal -entendimento que abrange também a residências e os gabinetes daqueles que atuam no Supremo. Marco Aurélio ironizou a informação da PF sobre a inexistência de indícios de grampo e defendeu a empresa Fence, que detectou a interceptação e avisou ao TSE. "Faz de conta que não houve grampo", Marco Aurélio disse que quem colocou o grampo teve "tempo bastante" para retirá-lo depois que a notíca foi divulgada. "Eu soube que não encontraram nada, mas isso já era presumível. A coisa veio à tona na sexta-feira, houve tempo bastante para aqueles que colocaram retirarem. A minha parte eu fiz, que foi comunicar ao procurador-geral e ao ministro da Justiça e escancarar a mazela", disse o presidente do TSE.

"Continuemos no grande âmbito do faz-de-conta. Faz de conta que não houve grampo."
Segundo a Polícia Federal, mesmo que tenha havido um tempo entre a divulgação e a perícia não há nenhuma indicação do grampo. Por meio de sua assessoria, a PF informou ainda que, "uma vez identificado o grampo, a empresa deveria ter preservado o local e imediatamente informado à autoridade policial, dois procedimentos que não foram adotados". Enfim Marco Aurélio Tucano de Mello mentiu! Basta olhar atentamente para a cara dele na TV para perceber que esse senhor é um baita picareta.

Helena