Pages

domingo, 3 de julho de 2011

O castelo do governador do partido da elite


Para FHC, é preciso abandonar visão de que PT é povo e PSDB é elite

Quando o inverno começa, o governador de São Paulo têm destino certo. O refúgio é um castelo de 105 cômodos numa das montanhas mais altas de Campos do Jordão, onde está o Palácio Boa Vista --a "casa no campo" oficial do Estado.

Neste fim de semana, Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou a temporada no local para participar da abertura do festival de música da cidade (181 km de São Paulo).

Enquanto passeia pelos jardins da casa, o tucano poderá esbarrar em algum grupo de turistas curiosos para descobrir detalhes de sua vida íntima. Parte do palácio funciona como museu e é aberta à visitação.

"Este é o quarto do governador, onde dormem o Alckmin e a Lu [primeira-dama]", anuncia a monitora Maria Clotilde Lemos, 73. Os visitantes logo questionam dona Clô, como é conhecida, ao perceberem que há duas camas de solteiro.

"Eles são um casal apaixonado, gostam de dormir juntinhos no frio", brinca a monitora, que há 38 anos guia os passeios.

Na verdade, Alckmin e Lu dormem em outro cômodo, também no primeiro andar. Os móveis, no entanto, são mais novos e confortáveis.

O quarto foi o escolhido pelo então governador Adhemar de Barros quando inaugurou o palácio de inverno oficial, em 1964. Fica em cima do gabinete para despachos, onde está a obra "Operários", de Tarsila do Amaral.

Na gestão anterior (2001-06), o casal costumava levar os três filhos nos fins de semana, e a primeira-dama organizava missas aos domingos na capela projetada por Paulo Mendes da Rocha.

Neste ano, o palácio foi escolhido para uma fuga da capital logo depois da posse.

COSTUMES

O ex-governador José Serra (PSDB) preferia dormir em um cômodo no térreo, ao lado da sala de estar com lareira e TV de plasma.

Segundo conhecedores da rotina do palácio, Serra (2007-10) foi o governador mais assíduo. Inverno ou não, viajava a Campos do Jordão. Ajustou, inclusive, um quarto para o neto.

Seu vice e sucessor, Alberto Goldman (PSDB), ficou só nove meses no cargo, mas aproveitou os confortos do local. Passava horas no salão nobre do palácio tocando piano, um de seus hobbies.

Presidentes têm um quarto próprio, com uma cama vinda da França de 2,40 metros de comprimento.

Na visita, feita por 7.000 turistas em junho, a monitora conta que o ex-presidente que mais deitou naquela cama foi Fernando Henrique Cardoso. Ele já se hospedou no palácio 12 vezes. Lula recebeu convite, mas nunca foi por motivos de agenda.Da Folha

13 Comentários:

Anônimo disse...

p/ olhar tem que pagar pedágio? A TV está sempre ligada na globo? É verdade que a biblioteca só tem a Veja, O Globo, FSP e Estadão?

X-MAN disse...

caraca, será que esses jornalistas não tem simancol, esse fhc já deu no saco!! Vive falando asneiras pelos cotovelos e ninguem quer ouvir, ta na hora dessa turma virar o disco, chega de fhc!!!! o cidadão é o politico mais rejeitado do país e ainda querem forçar ele gola abaixo do povo? santa paciencia.

josé lopes disse...

É um partido da elite sim. Quem lê o Globo? É a elite. Li hoje as manchetes do Globo na primeira página afixada na banca de jornal da esquina. O que mais me chamou a atenção foi o comentário cínico do Caetano Veloso: "Uma das coisas mais deselegantes do Brasil das últimas décadas foi a rejeição a FHC."
Porque será em Caetano? Recomendo que leia no lado direito deste Blog a matéria: "PSDB Nunca Mais, 45 Escândalos que Marcaram a Era FHC." Você vai encontrar aí o motivo mais que relevante para tanta rejeição.

josé lopes disse...

Outra Manchete torpe e canalha do Globo: "Agenda de Dilma não sai do papel. Herança de Lula emperra primeiros seis meses de governo."

Um recado para o globo: Não se muda e nem se constrói nada em seis meses. Principalmente considerando que este país estava enferrujado cheio de traça devidos a governos passados. Lula aplicou bastante anticorrosivos e lubrificantes para desemperrar o que foi deixado por governo passados. Governos que o Globo sempre apoiou para defender seus interesses. A presidente Dilma já está moldando seu governo do jeito que ela quer e já estamos vendo os primeiros resultados. Recomendo à equipe de O Globo que revejam o seu óleo lubrificante também, usem Óleo de Peroba que é ótimo para caras-de-pau.

josé lopes disse...

José Guilherme Camargo (Terra) e JB

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello tiveram recepções antagônicas, no início da tarde deste domingo, por parte da população que aguardava a abertura dos portões para o velório do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG). Na chegada do comboio das autoridades políticas à Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG), Lula foi aplaudido pela multidão, enquanto Collor foi recebido com vaias.

Além de Lula e Collor, estão presentes ao velório de Itamar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o vice-presidente da República, Michel Temer, além de ministros, senadores e deputados federais.

lidia z disse...

enquanto isso...
O presidente de Uruguai vende a casa presidencial em Punta del Este para levantar fundos para moradias populares e escola técnica.

Anônimo disse...

O grave é que o própio PT anda elogiando FHC aos montes. Com a palavra dina Dilma........

Anônimo disse...

Tantos anos frequentando a cidade e nunca pensaram em construir uma rede de esgoto. É isso aí. A 'elegante' CJordão não tem rede de esgotos. É tudo jogado no rio. Uma poluição só!!!! Mas pedágio......

Ary disse...

Isso dá um filme: Cento e cinco cômodos e um incômodo.

Anônimo disse...

Isso e o partido da elite "PSDB"

Prof. Émer Nogueira disse...

É a 1º vez que vejo esta residencia oficial. Todos os governadores e acredito autoridades de estado podem utilizá-la.
Uma coisa não engulo: Lula puxando a fila, os atrasos (Callor, Sarney, Calheiros ...)
meu blog:

profemernogueira.blogspot.com

Anônimo disse...

Quanto sensacionalismo! A manchete é feita para induzir o leitor a acreditar que o "Castelo" é um bem particular do Governador Geraldo Alkimin. O que um eventual governador petista de São Paulo iria fazer? Privatizá-lo? É possível, pois a Dilma acaba de publicar um decreto privatizando aeroportos, dentro do Programa Nacional de Desestatização (criado por Fernando Henrique). E agora, PTzada?
Outra coisa é que vocês fazem questão de omitir quantos milhões de Reais o Lula gastou para reformar o forte do exército no Guarujá só para ele os os molusquinhos agregados - aqueles que ganharam passaporte diplomático no último dia do governo do paizão - passarem as férias lá. E a companheira Dilma ainda deixou essa gente passar "férias" (como se desempregado tivesse férias) lá depois de deixar o governo. Sem falar nas caronas para os amigos do filho nos aviões da FAB. Minha mãe dizia: macaco senta em cima do rabo e fala mal do rabo dos outros.

Thiago Antunes disse...

Não dá pra ler tudo o que a gurizada diz.

Bem, desde os 16 anos que ANULO o voto com um prazer quase que sexual, mas nem por isso vou concordar com o que dizem, em forma de xingamentos, contra quem começou a tirar este país da merda. Quem NÃO agradece aos feitos do Governo Itamar, quando FHC chefiou uma equipe de salvadores da pátria, tem menos de 21 anos e não conviveu com máquinas de remarcação de preços emm supermercado e outras aberrações. Hoje, o Brasil NUNCA deveu tanto, basta que se somem os resultados das dívidas externa (sim, ela ainda existe, pois não pegaram o recibo de pagamento no FMI) e interna e os comparem ao do Governo FHC que herdou um país do século XIX. E quannto ao golpe que LULA ajudou a dar nos aposentados com o maldito consignado? Só pra encher os cofres da VERDADEIRA ELITE, seus trouxas: os bancos!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração