Pages

sábado, 7 de abril de 2012

Jornalões e bancos privados fazem parceira para esfolar os brasileiros nos juros

Os bancos privados estão plantando notícias nos jornalões (que publicam, servilmente), na vã tentativa de frear a queda da taxa de juros, puxada pelos bancos públicos BB, CEF e BNB.

É fácil entender essa parceria, onde os dois lados se unem para arrancar dinheiro do bolso do povo brasileiro.

O jeito dos bancos arrancarem o dinheiro todo mundo entende: esfolando o cliente nos juros.

Para os bancos privados conseguirem continuar esfolando os clientes nos juros, a alma do negócio é a propaganda, e é aí que a velha imprensa ganha seu quinhão.

O jornalão "O Globo" publicou uma manchete enganosa para clientes dos bancos privados não migrarem para um banco público. Disse que "Bancos privados aceitam negociar redução de juros". Para quem lê a manchete parece que também reduzirão as taxas, logo ninguém precisaria se preocupar em mudar de banco. Ledo engano. No corpo da matéria diz (os grifos em vermelho são anotações nossas):
Segundo interlocutores ["interlocutores" são os bancos privados que plantaram a matéria no jornalão], os bancos privados avaliam que o spread (diferença entre o custo da captação e o valor cobrado do tomador final) somente cairá com a adoção de medidas de longo prazo, que melhorem as condições legais e tributárias e não apenas corte de juros “na canetada”. Eles acreditam ainda que, mesmo com os cortes significativos nas taxas cobradas pelos bancos públicos, não vão perder clientes, porque há uma resistência natural em trocar de banco.
Traduzindo: os lobistas dos bancos privados plantaram essa matéria aí, para empurrar com a barriga a queda da taxa de juros, pressionando o governo e já dizendo aos jornalões que gastarão fortunas em propaganda para manter clientes, e não perder lucros com juros mais altos.

Outro que entrou no lobby dos bancos privados foi o Estadão. Quer plantar a ideia de que as medidas de redução de juros poderiam ser temerárias. Mas acaba caindo em contradição com um argumento estúpido:
Nem bem a corrida pelo aumento do crédito e redução dos juros começou e os bancos públicos já estão em desvantagem (?????). Pelo menos quanto à classificação dos empréstimos concedidos aos clientes. Dados do Banco Central mostram que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal têm operações para pessoas físicas com classificação de risco pior que nos concorrentes privados.
...
Nas duas primeiras notas - "AA" e "A" - estão as melhores operações e que têm o menor risco de calote. A partir de "B", ficam os financiamentos com atraso de 15 dias no pagamento ou risco equivalente. No "H" estão os clientes que não pagam há mais de seis meses.
...
Os números do BC mostram que o crédito às famílias nos bancos particulares está concentrada na faixa com nota "A". Já nos estatais, a maior participação vem dos financiamentos com classificação "B" e "C".
Bancos públicos se defendem e argumentam que seguem o conceito previsto pelo BC que cita que operações entre "AA" e "C" recebem avaliação como "risco normal".
O aloprado que plantou isso aí em cima, se esquece de que se o risco é menor nos bancos privados, nada justifica cobrar juros mais altos. Acaba insuflando os próprios clientes destes bancos a reclamarem ou mudarem de banco.

Além disso, uma matéria honesta deveria olhar nos balanços, o que são créditos perdidos sobre o total emprestado. Isso é o que conta no resultado dos bancos. Se alguém atrasou uma prestação 15 dias e pagou, pode não ser nota "A", mas não é mau cliente, nem tem o perfil de quem não paga.

Se os bancos públicos bateram recorde de lucros, é porque a inadimplência está baixa, e não tem sofrido perdas significativas com empréstimos. 

E, todo mundo sabe que, com juros mais baixos, menor a inadimplência.

O fato é que não foi só a velha imprensa que sempre foi golpista, os bancos privados também, inclusive  patrocinando essa velha imprensa. Ambos espoliaram o Brasil e retardaram a nação brasileira a encontrar seu caminho da prosperidade.

Por isso que é preciso reiterar: mudar a conta para um banco público virou um ato de AÇÃO POLÍTICA, pela melhor distribuição de renda, de atitude pela prosperidade da nação, e até contra esse noticiário contrário os interesses do povo brasileiro, financiado por esses bancos.

9 Comentários:

Anônimo disse...

Vocês não viram nada. Alguns setores da imprensa propuseram a privatização dos bancos públicos porque a taxa de juros caiu:

http://colunistas.ig.com.br/poder-economico/2012/04/06/afinal-para-que-servem-os-bancos-publicos/comment-page-1/#comments


Publiquem algo sobre esse absurdo.

Anônimo disse...

Infelizmente os blogs não tem muita força para reiterar. Espero que a própria presidenta ocupe um horário nobre e explique bem a situação.
Ary

ARM_Coder disse...

Sou cliente do itaú e estou com coceira de mudar para o BB. Cansei de dar dinheiro pros Setubal!

Anônimo disse...

Isto não é surpresa prá ninguém. Os bancos privados com os juros baixos vão ter que rebolar prá ter os lucros recordes que vinham tendo. Agora vão ter que exercer a função social na marra, que é emprestar dinheiro para o povo brasileiro, financiar novos empreendedores, tudo a juros baixo que é o mais gostoso. Não tem preço ver esses banqueiros de quatro chiando uma barbaridade. É isso aí Dilma, foi pra isso que nós brasileiro te elegemos, para proteger os interesses do povo brasileiro e não dos banqueiros e jornais. Deixa espernearem que não faz mal, isso é música para os meus ouvidos.

Anônimo disse...

Não consegui me identificar...
Emmanuel Vieira
uelcampos@ig.com.br

Anônimo disse...

O comentário do leitor é que dá o tempero ao assunto e o aproxima do blog ao criar dados desconhecidos de acesso há perda de interesse.

Anônimo disse...

Quem voce acha que banca a Globo TV?
Faz tempo que não assisto o Jornal Nacional, mas era, antigamente o Bradesco, depois passou para o Itau

Simpson Bonner

Ana Cruzzeli disse...

...Bancos publicos já estão em desvantagem..

Não sei de onde esses analistas tiram essas perolas, ou talvez eles tirem da gestão tucana nos bancos publicos do estado de SP, do RS. Aí sim tem toda razão, banco publico na mão de tucano só dá prejuizo mesmo.

Mas lá no Rio Grande do Sul o Tarso está dando um jeito e quando a esquerda tomar Sumpaulo a coisa muda com toda a certeza, por enquanto é guerra de guerrilha mesmo contra essa imprensa do MAL.

Se a PIG quiser morrer antes da hora, comece falar mal do BB e da CEF para ver onde o calo aperta. Esse bancos são patrimonio nacional, ninguém fala mal deles e sai impunemente.

Luis disse...

Meu filho, banco é banco, vivem de agiotagem e uma lógica absolutamente estúpida, por que não devolvem tudo o que roubaram? Ação política, neste momento, é exigir a revisão da Lei de Anistia na semana que vem por esse Judiciário de má qualidade que nós temos.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração