Pages

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Secretário de Cultura de Temer participou de ato contra extinção de ministério da Cultura



Anunciado na tarde desta quarta-feira como o novo secretário nacional de Cultura , Marcelo Calero participou, na última segunda-feira, de um ato realizado por artistas e coletivos na entrada do Palácio de Cultura Gustavo Capanema, no Centro do Rio.

Nomes como Marieta Severo, Renata Sorrah, Paula Lavigne e Marco Nanini se reuniram para demonstrar indignação diante da extinção do ministério da Cultura, agora integrado ao MEC (Ministério da Educação e Cultura). Imagens exibidas no “Jornal Nacional”, da TV Globo, mostram Calero sentado entre os presentes no debate.

Agora, Calero enfrenta a missão de assumir uma das pastas mais polêmicas do governo Temer. Após a decisão inicial de simplesmente extinguit o ministério da Cultura, incorporando suas atribuições ao ministério da Educação, Temer decidiu transformar a pasta em secretaria nacional vinculada ao MEC. A ideia, a princípio, seria escolher uma mulher para ser secretária de Cultura, sendo uma espécie de tampão às críticas feitas pela ausência de figuras femininas no primeiro escalão do governo.

No entanto, Temer e sua tropa acumularam seis recusas: a jornalista Marília Gabriela, a ex-secretária de Cultura do Ceará, Claudia Leitão, a consultora de projetos culturais Eliane Costa, a atriz Bruna Lombardi, a cantora Daniela Mercury e até a atriz Fernanda Montenegro.

Na noite desta terça-feira, Temer se reuniu com o presidente do Senado, Renan Calheiros, que aconselhou o presidente interino a recuar da decisão e reconduzir a pasta da Cultura ao status de ministério. No entanto, a decisão final de Temer foi ratificada, com a escolha de Calero, enfim, encerrando a novela.


0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração