Pages

quinta-feira, 4 de março de 2010

Cotas raciais: Demóstenes Torres do DEM responsabiliza negros pela escravidão

DEM, partido aliado de José Serra quer agora acabar com cotas na universidade.

Ontem Durante a discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o sistema de cotas raciais nas universidades, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou que negros também eram responsáveis pelo tráfico de escravos. - Todos nós sabemos que a África subsaariana forneceu escravos para o mundo antigo, para o mundo islâmico, para a Europa e para a América. Lamentavelmente. Não deveriam ter chegado aqui na condição de escravos. Mas chegaram. Até o princípio do século 20, o escravo era o principal item de exportação da pauta econômica africana - disse o senador. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com a reportagem, Demóstenes ainda defendeu que a miscigenação no Brasil se deu de forma consensual, o que também iria contra as cotas: ''nós temos uma história tão bonita de miscigenação. (Fala-se que) as negras foram estupradas (...) Gilberto Freyre, que é hoje renegado, mostra que isso se deu de forma muito mais consensual''. Ainda segundo o jornal, o DEM considera as cotas inconstitucionais, pois iriam contra o princípio da igualdade dos candidatos no vestibular.


Dem não quer cotas

A constitucionalidade ou não do sistema de reserva de cotas para ingresso nas universidades, com base em critérios raciais, deve ser decidida pelo Supremo Tribunal Federal, neste primeiro semestre, depois de uma audiência pública a ser realizada nos dias 3, 4 e 5 de março, para a qual foram selecionados, pelo ministro Ricardo Lewandowski, 38 dos 252 debatedores inscritos – entre os quais o próprio ministro de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, professores universitários, antropólogos e diversos representantes de entidades e movimentos da sociedade civil

“É uma Ação objetivando acabar com as cotas raciais na UnB. Há pedido de liminar para suspender a matrícula dos alunos aprovados no último vestibular da UnB”, informou a procuradora Roberta Kaufmann, que está atuando como advogada do DEM na ação.

Lembrando. Dem também quer acabar com o ProUni

O DEM (ex-PFL) se juntou a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino particular, e resolveram bater às portas do Supremo Tribunal Federal, sustentando a inconstitucionalidade dos atos que criaram o ProUni. Levaram para a Corte a discussão da legalidade de ações afirmativas baseadas em critérios de renda e de raça para o acesso ao ensino superior. Na semana passada, tomaram a primeira pancada, pelo voto do ministro-relator Carlos Ayres Britto.Leia aqui Mais aqui e mais aqui

3 Comentários:

Fábio disse...

Este senador DEMO é um babaca. Desconhece princípios básicos da igualdade; talvez pelo fato de sempre ter estado nas "tetas do poder" antes no governo do Presidente Lula.

Parafraseando o ministro Ayres Britto: "A verdadeira igualdade é tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais."

VERA L. OLIVEIRA disse...

O que mais me deixa indignada é que, quando havia a "lei do boi", que reservava vagas pros filhos de fazendeiros nas universidades públicas de Agronomia, esses boçais da UDN (PFL/PSDB/PPS) não as consideravam injustas. E, infelizmente, a ignorância política faz com a maioria daqueles que são beneficiados por esses programas do governo Lula, votem nessa quadrilha que se considera os únicos com direito às verbas públicas. Por isso é que as vivem surrupiando, tanto em Brasília como no Brasil inteiro.

Anônimo disse...

É verdade, Vera. A ignorancia política que se cultivou durante séculos neste país para melhor dominar seu povo, ainda se reflete em atitudes como essa de muitos jovens que tiveram e outros que podem ter a oportunidade de cursar uma faculdade somente graças as cotas, condenarem as mesmas por puro autopreconceito, por medo de que aumente o preconceito contra os negros (o que não é verdade, pelo que pude observar em formaturas nas melhores faculdades públicas do Rio, quando os negros, nunca vi tantos se formarem,eram tratados com o mesmo carinho que os demais pelos colegas e professores) e por formar sua opinião pela nossa imprensa de direita. Muitas vezes abordo jovens e adultos negros e pergunto sua opinião a respeito. Muitos, inicialmente, colocam-se ( ou fingem se colocar)nenergicamente contra, mas depois de ouvir minhas argumentações, praticamente mudam de opinião dizendo que jamais pensaram sob tal ótica. A elite e seu braço armado, o PIG, ainda conseguem fazer um bom estrago entre aqueles que pouco se informam e quando o fazem recorrem ao que há de pior em termos de orgãos de comunicação de massa, acabando por ficar mais desinformados do que já eram.
Pelo resultado do julgamento dessa ação descabida do DEM saberemos se ainda há justiça séria neste país.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração