Pages

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PSDB e o 1º escândalo de 2011; Carro de cunhado do Alckmin doado a coveiro levanta suspeita

O Ministério Público suspeita que o lobista Paulo César Ribeiro, o Paulão, cunhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), tentou "lavar" seu patrimônio pessoal doando bens a terceiros, inclusive a um coveiro de Pindamonhangaba, Vale do Paraíba.

Documentos de posse de promotores de Justiça que investigam suposto envolvimento de Ribeiro em contratos fraudulentos para fornecimento de merenda escolar a administrações municipais indicam que o lobista transferiu para o nome de um seu funcionário, Lourival, uma Ford Ranger. Terrenos foram "doados" a outros empregados.

O próprio Paulão admitiu o expediente aos promotores de Justiça Leonardo Rezek Pereira e Paula Gizzi de Almeida Pedroso, a quem prestou declarações em 20 de outubro de 2007 e em 18 de junho de 2010 nos autos do inquérito civil 34/07. "Dei uma caminhonete para o senhor Lourival em razão de dívida de gratidão. Outros funcionários, há um tempo atrás, receberam como doações alguns terrenos pelo mesmo motivo."

O inquérito fez emergir detalhes sobre licitações que teriam sido dirigidas em troca de doações para campanhas eleitorais e enriquecimento ilícito de políticos e empresários. Paulão é sócio do Cemitério Memorial da Paz, em Pindamonhangaba. "Não foi imposta nenhuma condição para a doação", declarou o lobista, irmão de Lu Alckmin, mulher do governador. "A caminhonete foi paga em dinheiro."

Ele acrescentou que, "em regra", o veículo - depois vendido - era dirigido por ele, "uma vez que Lourival sequer possui CNH, apesar de saber dirigir". O lobista afirmou que a venda da Ranger só ocorreria com a anuência de Lourival. Os promotores constataram que ele tomou providência em cartório de notas para não perder o controle sobre o patrimônio. Em escritura pública, Lourival outorgou a Paulão direitos de venda da Ranger. Paulão foi evasivo quanto ao local onde ficava estacionado o carro. "Às vezes fica na casa do declarante, às vezes no Memorial e outras na casa de Lourival."

Os promotores trabalham com a hipótese de que o lobista construiu seu legado com propinas que teria angariado de prefeituras. A Folha não lembrou de publicar essa matéria. Porque será? Está no Estadão

E o caso Alstom?
Também na virada do ano, uma juíza da 13ª Vara da Fazenda paulista determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), Robson Marinho e de mais 10 pessoas investigadas por suspeita de terem recebido propina da Alstom em troca de contratos com estatais do governo tucano paulista, entre as quais as companhias do Metrô e Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Robson, figura de destaque da nata do tucanato, ex-chefe da Casa Civil da administração Mário Covas, já teve conta bancária secreta que lhe é atribuída bloqueada na Suíça. Ele nega irregularidades e afirma que seu patrimônio é compatível com sua renda.

A Alstom, vocês se lembram, é aquela conhecida multinacional investigada nos últimos dois anos pela Justiça européia – da Suíça e da França – sob a acusação de ter azeitado corrupção pagando desde os anos 90 gordas propinas a políticos do PSDB e a integrantes dos governos tucanos de São Paulo para obter milionários contratos com empresas do Estado, muitos destes vencidos ou renovados ilicitamente.

É investigada na Europa, mas aqui, desde que o escândalo eclodiu há mais de dois anos, os governos tucanos do Estado colocaram uma pedra em cima. Não instauraram nenhuma apuração nas empresas alvo das denúncias, impedem que a Justiça apure o caso e derrubam os pedidos de CPI na Assembléia Legislativa – prática adotada, aliás, em relação a mais de 60 pedidos de investigação de irregularidades nos últimos 16 anos em que governam o Estado.

7 Comentários:

MA_Jorge disse...

Passa o endereço do Paulão; com certeza muitas prefeituras do estado poderão enviar alguns "necessitados" para receber "doações" de tão filantrópica personalidade.

Ana Cruzzeli disse...

Jorge
Eu também quero tal filantropia.
Coitado do Geraaaaaado, a coisa tá cada vez pior. Esse promotor tá ¨cavucando¨ demais. Sabe-se lá o pode sair desse buraco.
Aqui em Brasilia nós também temos dois desapegados das coisas mundanas, Luis Estevão e Joaquim Domingos Roriz.
Luis Estevão fez doação em vida de parte do seu patrimonio para um de seus 6 filhos, o Joaquim Roriz também, uma fazenda dele foi doada para sua filha Jaqueline Roriz.
No caso do Luis Estevão o Advogado Geral da União não concordou com a doação e mandou o Lu ¨desdoar¨ pois esse patrimonio foi arrolado no processo do TRT/SP do qual era réu-perdedor, no caso da Jaqueline ¨sua fazenda ¨ foi objeto de investigação do ministério do trabalho pela prática do trabalho escravo lá atrás. Ela, sua irmã e toda a parentada estão sendo bem vigiadas pois o patrimonio do Roriz simplesmente sumiu, evaporou-se. Será por quê?

Soldadonofront disse...

Porque será que algumas denuncias não causam surpresa nenhuma?

Anônimo disse...

POR QUE SERA QUE A IMPRENSA GOLPISTA NAO TRATA O CASO COMO TRATA O PASSAPARTE DO FILHO DE LULA?

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

DEVEM SER LEMBRADOS POR ESSA HERANÇA : >>


PENSO QUE A DIREITA, REPRESENTADA PELOS TUcana ll has , DEMOcrápu ll as E SEUS ADEREÇOS - Stf, Milicos, Fiesp, Febraban/Banqueiros, Abert/Imprensa, Udr, Latifundiários, Capitalistas e quejandos -. >>

A TIIUURRMMAA DOS DEMocrápulas , TUCANalhas E PARTIDOS ADERENTES ; a camarilha do FHC, ACMs, BORNHAUSENS, JEREISSATIS, MAIAS, VIRGÍLIOS, HERÁCLITOS, OS ARRUDAS , OS RORIZES, OS TUMANS, os Gustavos Francos, os Mendonças de Barros, os Laras Rezendes, Malans – malão-, Armínios Fragas, os Kassabs, os Pérsios Aridas, os JOSÉS SERRAS e os GERALDOS ALKIMINS da vida, esta escumalha que prega o sucateamento do Estado e a desregulamentação trabalhista, NÃO SÃO DE BRINCADEIRA NÃO . >>

MENTEM E ROUBAM MESMO ... >>

DEVEM SER VARRIDOS DA POLÍTICA ! >>

>

ErnandesFernandes disse...

A Folha não publicou, por que nos últimos anos ela está mais interessados em fofocar do que em fazer jornalismo, e uma fofoqueira esperta não fofoca sobre os amigos próximos, do contrário ela perde apoio!

Lili disse...

Para jogar areia nas investigações das suas "safadezas e falcatruas"... PSDB começa o seu famoso nhem-nhem-nhem ...
Quem vazou a informação?
Deve ser alguém do PT....
Eles adoram isso, e o pior é que dá samba.... algumas pessoas adoram ter os olhos bem fechados
E o caso? É mais uma que vai por água a baixo!!!!
"cunhado de Alckmin
Promotoria quer investigação
de vazamento do caso"

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração