Pages

quinta-feira, 29 de março de 2012

A herança maldita das propinas da Alstom aos tucanos


Por volta das 7h desta quinta, um defeito no sistema de alimentação elétrica dos trens metropolitanos na região da Estação Luz paralisou esse transporte na Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa do governo paulista.

Alguns passageiros desceram da composição e seguiram a pé pelos trilhos. Segundo a CPTM, a energia teve que ser interrompida como medida de segurança.

Revoltados com a pane, usuários protestaram, atacando instalações das estações Francisco Morato e Caieiras, na Grande São Paulo. 

A Polícia Militar jogou bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo contra os passageiros, para conter a revolta.

Como se diz no ditado popular "depois da porta arrombada, o governador Alckmin anunciou que providenciará a fechadura", pois após deixar passageiros sem transporte para ir ao trabalho e ainda sob bombas de gás lacrimogêneo, o governador anunciou verbas para instalar subestações de energias.

A raiz do problema tem nome e endereço: desde 2008, Alckmin e Serra abafam CPI sobre propinas da Alstom

Se o dinheiro da propina paga aos tucanos por multinacionais como Alstom e Siemens, por contratos superfaturados com a CPTM (ver vídeo abaixo), tivesse sido aplicado em obras e equipamentos, sem desvios para contas na Suiça, a situação não chegaria a esse ponto.



Reportagem de fevereiro de 2011, onde já aparece testemunha do esquema de corrupção. Governador Alckmin e o ex-governador José Serra abafaram denúncias e usaram o rolo compressor na Assembléia Legislativa para impedir CPI das propinas da Alstom e Siemens a tucanos, que vieram ao conhecimento público desde 2008 em reportagem do Wall Street Journal.


Leia também (inclusive o repórter Eduardo Faustini do "Fantástico"... que tal ele se infiltrar no Metrô paulista e na CPTM para apurar propinas em licitações combinadas?):

- Contrato da Siemens com CTPM tinha 30% a mais, em propinas para tucanos paulistas, diz testemunha

- Justiça pede sequestro de dinheiro de propina bloqueado na Suíça

1 Comentários:

VERA disse...

PSDBosta-demos: partidos da bandidagem e verdadeiras organizações criminosas!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração