Pages

terça-feira, 5 de junho de 2012

E aí, Aécio e Anastasia? MPF suspeita de corrupção tucana no Mineirão


Como se não bastasse a CPI do Cachoeira, os tucanos de Minas caíram na malha fina do MPF por fazer vista grossa a suspeitas de corrupção na reforma do estádio do Mineirão.

A obra no estádio é feita por um consórcio das empreiteiras Construcap, Egesa, e Hap Engenharia, sob concessão do governo mineiro, na forma de parceria público-privada para exploração comercial do complexo esportivo por 25 anos, e precisa ter prestação de contas aprovada pelo TCE-MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais).

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que não libere o financiamento para as obras enquanto o  (TCE-MG) não atestar a regularidade das contas e da execução.

O BNDES está pronto para liberar R$ 200 milhões correspondentes a metade do financiamento. Já reteve a liberação por 45 dias, aguardando parecer TCE-MG e até agora nada.

O BNDES cogitou de liberar o dinheiro após os 45 dias, caso o TCE-MG não se manifestasse. O MPF-MG considera “inadmissível que uma empresa pública federal repasse verbas a um empreendimento desse porte sem a certeza de que o projeto e sua execução estejam isentos de vícios ou irregularidades”.

Sem parecer de regularidade do TCE, se o BNDES não libera, pode atrasar obras para a Copa. Se libera, os dirigentes do BNDES podem ficar expostos a responderem por responsabilidade sobre eventual corrupção alheia, da lavra do tucanato.

A pergunta que não quer calar é: por que o governador Anastasia (PSDB) e os demotucanos que estão no poder em Minas, não exigem o parecer da fiscalização do TCE, já que é exigência recomendada desde 2011? É importante para garantir lisura das contas, ainda mais em tempos de acusações de propinas de empreiteiras, como é o caso da Delta no governo de Perillo (PSDB-GO) e dos "60% para o Serra", no Rodoanel. (Com informações do MPF-MG).

6 Comentários:

Anônimo disse...

E no Paraná, será que o Tribunal de Contas aprovou as contas do Estádio do Atlético (Arena)? O BNDS liberou os recursos!

Anônimo disse...

Neste momento eles (TCE-MG + PSDB/MG) devem estar num boteco jogando purrinha para ver quem porá a assinatura no documentos do TCE atestando a regularidade das contas. Certamente os caras do TCE-MG não irão querer se sujar numa hoa destas.

Ou seja, empurrarão a batata para o BNDES e para o Governo. Por mim, mandaria estas contas para o TCU validar e, caso estejam erradas, multaria a empreiteira a atual e rapidamente colcoaria outra em seu lugar.

Malú disse...

Corrupção tucana? Eu ainda não sei o que o Aécio está fazendo na TV no Mato Grosso, todas as noites. E sabem o que ele diz? Que o partido dele, o PSDB, tem profundo respeito pelo dinheiro público. A CPI do Cachoeira e o Perillo que o digam.

Anônimo disse...

Tem obra que precisa ser investiga urgentemente,um exemplo é a obra do BRT na Av. Cristiano Machado em Belo Horizonte, que está totalmente parada há mais de mês. Quem estava tocadando a obra?
O MPF deveria investigar o que está havendo.

Edmar Cabral Lima disse...

Pode ser que não haja interesse do PSDB mineiro em realizar a obra, melar a realização de jogos das copas de 2013 e 2014 e tentar convencer os mineiros que a culpa é da DILMA, dizendo que o Governo do PT e parceiros no governo federal não foram competentes pra realizar as copas como prometido pelo LULA. Ainda bem que 2016 tá logo ali na frente pra mostrar quem são os incompetentes (desonestos?).

Anônimo disse...

AS OBRAS DO BRT DA CRISTIANO MACHADO EM BELO ORIZONTE ESTÃO TOTAL PARADAS. O QUE EO QUE ESTÁ ACONTECENDO? TEM CACHEIRA NO CAMINHO?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração