Pages

terça-feira, 26 de junho de 2012

Golpe

A Suprema Corte do Paraguai ratificou a decisão do Congresso daquele país que destituiu o presidente Fernando Lugo. Ou seja, consolidou politicamente na Presidência o vice Federico Franco, do Partido Liberal Radical Autêntico. O velho Partido Colorado, o alto clero da Igreja Católica, os chefes militares e os fazendeiros paraguaios — e brasiguaios — apoiam o golpe constitucional. Sim, golpe, pois não houve o "devido processo legal". A cassação foi em rito sumário.

A destituição de Lugo tem suas semelhanças institucionais com o que aconteceu no Brasil em 31 de março de 1964, quando o senador Auro de Moura Andrade (PSD-SP), presidente do Congresso Nacional, declarou vaga a Presidência ocupada por João Goulart, lembra-me Gilvan Cavalcanti de Melo, um velho amigo. "Alegou que o presidente havia saído do Brasil e que o comunicado de Darcy Ribeiro, chefe da Casa Civil, afirmando que ele se encontrava no exercício da função, era mentiroso. Andrade empossou o presidente da Câmara, Ranieri Mazzilli, como governante provisório (...) Em seguida, mandou desligar os microfones e as luzes rapidamente, sob protestos de Tancredo Neves. Entrava em ação a "escola" do golpe legal."

Por que, então, "quase perfeito"? Ora, até agora, Franco não obteve nenhum respaldo internacional. Somente o Vaticano apoia o novo governo, num acerto de contas com o ex-bispo mulherengo que se elegeu presidente da República. Sem muito alarde, a presidente Dilma Rousseff intercedeu perante os Estados Unidos e a União Europeia para que o novo governo não fosse reconhecido, e conseguiu que a Espanha voltasse atrás nessa decisão.

Calendário

A reunião da Unasul, na sexta-feira, pode consolidar o isolamento internacional do Paraguai. Será difícil reverter a destituição de Fernando Lugo, mas é possível manter o calendário eleitoral e eleger um novo presidente daqui a nove meses, num pleito limpo e monitorado. Para quem viveu tantos ciclos autoritários, não é pouca coisa. Azedo

8 Comentários:

GUERRILHEIROS VIRTU@IS disse...

http://www.guerrilheirosvirtuais.blogspot.com.br/2012/06/guerrilheiros-e-lili-matam-charada-do.html

É nossa contribuição, por hora!

Saroba

Anônimo disse...

NO MUNDO DE HOJE NÃO HÁ MAIS LUGAR, PRINCIPALMENTE NO PODER PARA BISPO ESTUPRADOR, TARADO OU REPRODUTOR!!!

Anônimo disse...

Esse Bispo Lugo do Paraguai sempre tratou nós brasileiros como ladrões de energia de Itaipu e sempre botou a faca no pescoço de Lula desde que tomou posse.

Luis disse...

Fora a tristeza que esse golpe sujo e baixo representa, ha uma coisa bacana, Lugo gosta das mulheres e largou a porcaria da batina para poder ter os seus amores livremente ao inves dos padres pedofilos e pederastas da Igreja golpista e hipocrita.

Anônimo disse...

E sobre a reunião de urgência na OEA ocorrida hoje?

Anônimo disse...

Não gostaria de cair no jogo "fale merval, mas fale de mim", mas essa mervalice de que o Brasil está a reboque da Venezuela....o Brasil, ao condenar o golpe, está a reboque da democracia, coisa que o merval não pode entender, porque ele está a reboque do golpismo

José da Mota disse...

"Comentário feito para outros dois artigos que falam de dois golpes, o do mensalão e o do Paraguai, ambos a ver com o seu:"
Amanhecer com um artigo de Tarso Genro no Blog do Altamiro Borges e mais o artigo de Mauro Santayana e este, é um chamado, ainda, que, para um soldado solitário como eu, repetindo, solitário, ainda, pois aguardo de minha de tempos remotos, casa, o chamado. Pois morrer pela pátria ou viver sem razão é sentido, mas viver sem razão quando nos traem em pátria, como se pátria traíssse e não traída, aí pátria deixa de ser razão, como o viver.
Em outros comentários e até artigos que arrisquei, em meu semi-analfabetismo, escrever sobre o mensalão "da tentativa de golpe de estado" no Brasil e que só não aconteceu porque o Supremo Tribunal Federal e principalmente Gilmar Mendes se não me engano ainda procurador Geral da União, ou que fosse já como ministro, juntos, acordaram a tempo e impediram o impeachiment de Lula. Porque até a maioria dos petistas já haviam caído no conto do vigário do mensalão e ameaçavam se rebelar contra o governo.
Hoje, aLguns petistas, desavisados ou influênciados por uma pequena parcela de petistas bloguistas, principalmente, que conscientemente por razões meramente pessoais, alteram os rumos desta história por outras intrigas com Gilmar Mendes. Ficam indignados e levam outros a tanto quando deixo comentário dizendo que o PT lhe deve gratidão eterna, como à todo o Supremo Tribunal Federal. E deveria agradeço-los com honrarias em nome da pátria, porque sustentaram corajosamente a democracia. Pois a rasteira havia sido dada e sorrateiramente rápida, e caso alguém não ficasse de pé logo como o STF e Gilmar Mendes, a derrubada do governo era certeira, estaria concretizada.
Tarso Genro conta-nos duas histórias em uma, Fernando Lugo e Lula vem de um mesmo movimento. Mexer com uma elite intocável desde séculos pela primeira vez. Não se venderam e não se venderão, por isso esteve, no caso do Lula, e estará no caso de Fernando Lugo, em risco de sofrer um golpe de estado o tempo todo.
Está na hora de aproveitar o ensejo, porque estamos em plena pressão para votar o mensalão o mais breve possível, apressadamente, para criar mais um pandemônio político no país e diminuir a força do Lula. Também, aos petistas como Tarso Genro no mesmo ensejo, humildemente deve dar início ao processo de reconhecimento e agradecimento oficializado ao STF e a Gilmar Mendes pelo impedimento do golpe de estado no Brasil com o mensalão, e o fortalecimento e garantida da democracia.
Também não cabe a você, Tarso Genro, político de sua envergadura, se manter ocupado só com os problemas do Rio Grande do Sul. Esta aqui um exemplo prático do que falo, a falta de mais, para somar, manifestações coerentes e verídicas sobre temas como o golpe de estado no Paraguay, por um político de sua consciência e importância.
José da Mota.

Rodrigo Carvalho disse...

O Paraguai está suspenso do MERCOSUL? Que seja expulso, afinal não houve respeito para com os poderes e presidente constituídos no golpe que deram conra Lugo. Com o Paraguai expulso poderiam homologar a entrada da Venezuela e o Paraguai somente voltaria quando houvesse por lá respeito para com as instituições.

Seria bom os golpistas, os PIG's, os EUA/CIA vislumbrarem isto, pois pensariam duas vezes antes de aprotarem outra.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração