Pages

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pesquisa Ibope SP esquisita: 3 dias para fazer uma pesquisa?

Veio mais uma pesquisa Ibope/Globo/Estadão, daquelas esquisitas. Primeiro nos números. Entre esta pesquisa e a última do Ibope, há duas semanas, Russomanno (PRB) subiu de 31% para 35%, o que vá lá.

José Serra (PSDB) caiu de 20% para 19%, o que também vá lá (apesar de ser mais provável ter havido uma queda maior).

O que não dá acreditar nem que a vaca tussa é que Haddad (PT) tenha caído 1 ponto, de 16% para 15%. Até Chalita teve números esquisitos, oscilando só de 5% para 6%.

Só o eleitorado cativo do PT, que ficou conhecendo Haddad nestas duas semanas, no mínimo elevaria alguns pontos. Neste meio tempo ainda houve o apoio ostensivo de Marta Suplicy, e a entrada de Dilma no horário eleitoral na TV.

Para piorar, o Ibope mostra uma rejeição de Serra de apenas 36%, o que destoa de todas as outras pesquisas que mostram o tucano acima de 40%. Assim, essa pesquisa deve ter sido feita dentro do palácio dos Bandeirantes.

E não são só estes números que são prá lá de esquisitos. Até o período em que a pesquisa foi a campo soa estranho. Diz o Ibope que levou três dias fazendo a pesquisa (dia 10,11 e 12), quando o normal é fazer em no máximo dois dias, até para ter mais precisão. Em três dias dá para fazer duas pesquisas. E o número de pessoas pesquisadas (1.001) foi pequeno para exigir 3 dias.

Além do mais, o próprio comportamento dos candidatos mostra que Haddad já deve estar a frente de Serra.

Pelo que vemos, a campanha de Haddad está bastante confiante, bem orientada pelas pesquisas qualitativas, com uma base de apoio bastante forte e unida, bem motivada, segue um caminho bastante seguro de onde quer chegar, a propaganda na TV não perdeu o equilíbrio, só fazendo mudanças suaves, para atingir diretamente mais eleitores, além dos jovens, e inserir algumas respostas às mentiras perpetradas pela campanha de baixarias tucanas.

Já a campanha de Serra está completamente sem rumo, com sinais de desespero, improvisando FHC, apelando para todo tipo de baixarias, atirando para tudo quanto é lado. Se ele estivesse na frente, seria mais comedido.

Ulisses Guimarães falava que a margem de erro era a margem de lucro dos institutos de pesquisas. Mas nem a margem de erro parece salvar essa pesquisa do Ibope.

Era preciso outro instituto que não fosse demotucano, como é o DataFolha e o Globope, para ter números confiáveis.

De qualquer forma, tanto faz os esses números, porque o que todo paulistano que quer Haddad na prefeitura tem que fazer é o que o próprio candidato e o presidente Lula estão fazendo: trabalhando como se ainda estivesse no primeiro dia de campanha, lá embaixo, para conquistar voto a voto, com uma mensagem política forte e consciente de quem quer fazer um governaço para tirar São Paulo da urucubaca demotucana, assim como Lula fez no governo federal a partir de 2002.

4 Comentários:

Chucky disse...

É a repetição das pesquisas fraudadas, tal como na eleição presidencial de 2010. Naquela ocasião, fizeram de tudo para manter o Serra à frente de Dilma. E agora estão fazendo a mesma coisa para tentar levar o Zé Rejeitado ao segundo turno. Ou seja, não dá para confiar no Ibope e nem no Datafolha.

Leilane disse...

Zè essas pesquisa estão com algum viés, de maniapulação, será que não tem nenhum instituto .com um mínimo de credibilidade? Daria um dedinho para ser eleitora de Sampa para estar na campanha do Haddad. Sou do RJ , mas está nos meus planos mudar para Sampa. 2014 que me aguarde!!!L

Ana Cruzzeli disse...

Feio, muito feio senhor Montenegro
Errou feio em 2010 com a Dilma, está com problemas na justiça, agora isso?

FEIO demais

O Russomanno já está perdendo votos, afinal ele abocanhou votos do PT porque muitas pessoas achavam que ele era candidato de Lula e Dilma, agora que está claro ele sobe?

De resto dá para ver no grafico a quebra na curva de crescimento do do Haddad mostrando pura manipulação para não falar na de decrescimento do Serra que também deu uma parada estratégica para não forma o bendito X demolido.

As ruas dizem mais que qualquer instituto de direita e elas são vermelhas. Por onde o Haddad passsa dá ¨show¨, já o Russomanno e o Serra dão ¨show¨de embromação. Os dois não fazem trabalho na rua, até agora não vi nenhum deles fazendo comício para a galera.

COMO UM CARA ASSIM PODE SE ELEGER?

Não, essa é sim do Haddad e tanto Serra e Russomanno estão de desfazendo no ar. O primeiro só cai e o Russomanno chegou no teto faz tempo, e o teto dele era sim 30%, dali é só cair. Esses 35% estão dentro da margem de erro que o Montenegro por razões obvias não quer que ninguém perceba.

Quero ver o oba oba no inicio da semana que vem mostrando o Haddad lá com seus 27 ou já 30% de intenções.



Anônimo disse...

Cadê o Vox Populi? O Marcos Coimbra deve estar aguardando uma proximidade maior da eleição, assim espero.....

Renato Corona

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração