Pages

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Serra terminou na lanterna na campanha de 1988 em SP


Até aqui, tudo nos leva a crer que o candidato a prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB), vai terminar a campanha em terceiro lugar. Se confirmado a previsão dos Institutos de pesquisas,  essa não será a primeira vez que Serra pagará mico.

  Uma nota publicada no jornal Brasil Econômico nessa segunda feira (24), mostra que, a primeira disputa eleitoral de José Serra pela prefeitura de São Paulo é uma passagem de sua biografia que ele prefere esquecer. Foi em 1988, pouco tempo depois da fundação do PSDB. No pleito terminou com a surpreendente vitória da petista "radical" Luiza Erundina, o então deputado Serra ficou na lanterna com 6,9% dos votos.

 O favorito Paulo Maluf terminou com 30,1%, seguido de João Leiva (PMDB), com 15%.O candidato dos tucanos devia ter sido o ex-governador Franco Montoro, um dos políticos mais populares do estado. Mas ele ficou seriamente doente e acabou desistindo.Como nenhum outro quadro do partido aceitou a "missão" de pegar uma campanha em andamento, sobrou para Serra, que na ocasião era o vice na chapa.

 O slogan da campanha era singelo como toda a estrutura: "Serra essa mamata".A disputa só não foi um fracasso total porque ajudou a tornar o político, que tinha 46 anos à época, mais conhecido dos paulistanos. Na eleição municipal anterior, em 1985, o PSDB havia sofrido uma derrota traumática com Fernando Henrique Cardoso. FHC liderou o tempo todo, mas acabou sendo derrotado na reta final para Jânio Quadros.Isso depois de sentar na cadeira de prefeito quando ainda era candidato

1 Comentários:

Anônimo disse...

Quem era os outros candidatos além de Erundina, Maluf, Leiva, e o próprio Serra ??

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração