Pages

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Operação Porto Seguro: Telefonemas gravados pe­la PF flagra prefeito do PSDB


O ex-secretário estadual de De­senvolvimento Econômico Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), hoje prefeito de Santos (SP), agendou reuniões com autoridades do go­verno paulista a pedido do empre­sário Carlos César Floriano, de­nunciado por corrupção ativa na Operação Porto Seguro. Segundo as investigações da Polícia Fede­ral, uma das empresas de Floriano foi beneficiada por um parecer técnico do governo federal que te­ria sido comprado por R$ 300 mil.

Sete telefonemas gravados pe­la PF com autorização judicial, de março a maio de 2012, revelam que Barbosa tinha relação próxi­ma com Floriano. De acordo com o Ministério Público Federal, o empresário é dono da Tecondi, companhia que opera o terceiro maior terminal de contêineres do Porto de Santos - município em que Barbosa se elegeu prefeito, em outubro.

Em uma ligação, os dois conver­sam por cerca de quatro minutos sobre assuntos de interesse de Floriano e um evento de empresá­rios que teria a participação do go­vernador Geraldo Alckmin (PSDB). O secretário chama Floriano de "professor" e o empresá­rio se refere a Barbosa como "mes­tre".

O telefonema entre Floriano e Barbosa foi interceptado pela PF em 17 de abril, às 11h58. 0 empre­sário pede "ajuda" do secretário para desembaraçar um "negócio" relacionado a uma "área da CPTM", a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

"O, meu, deixa eu te falar uma coisa, que eu preciso pedir pra vo­cê me dar uma ajuda naquele ne­gócio. Aquele negócio lá daquela área da CPTM, pô... Os caras tão me enrolando, cara...", reclama Floriano.

"Vou marcar pro Jurandir, en­tão", responde Barbosa, em refe­rência a Jurandir Fernandes, se­cretário de Transportes Metropo­litanos - pasta a que a CPTM está vinculada. "Mas tu vai lá comigo, vamos nós dois?", sugere o então secretário.

"Vou, pode marcar", confirma o empresário.

A reunião com Jurandir Fernan­des foi marcada para 3 de maio, mas acabou cancelada, pois o se­cretário de Transportes Metropo­litanos foi convocado para audiên­cia com Alckmin.

Em outro telefonema, intercep­tado em maio, as secretárias de Barbosa e de Floriano marcam reunião entre os dois e o diretor-presidente da Empresa Metropo­litana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes.

"Pessoal de peso". Numa liga­ção, Paulo Barbosa e Floriano fa­lam sobre uma reunião com "pes­soal de peso" do empresariado. "É o pessoal da área de papel, né? (...) Eu não vou, não. Tô um mon­te de coisa aqui", diz Floriano.

"Eu coloquei o teu nome lá", in­siste Barbosa.

O empresário comenta que "não tem nada a ver" e que pes­soas de seu grupo irão ao encon­tro. "O Alípio vai, o diretor nos­so, o superintendente da área, o pessoal da Suzano, vai o pessoal da International Paper. Tá bem representado. Vai um pessoal de peso", afirma Floriano.

Barbosa indaga: "Tu não gosta do Geraldo não, hein, cara?".

O ex-secretário de Alckmin não era alvo da Porto Seguro, mas a investigação da PF tam­bém aponta que o atual prefeito de Santos atuou em favor de um projeto do ex-senador Gilberto Miranda, denunciado pelo Mi­nistério Público por corrupção.

Miranda tentava obter junto ao governo do Estado parecer em favor de um empreendimen­to portuário avaliado em R$ 1,65 bilhão na Ilha de Bagres, no mu­nicípio de Santos.

O ex-senador procurou Barbo­sa e se encontrou com o então secretário estadual para pedir ajuda na obtenção de uma decla­ração de utilidade pública para o projeto, que dependia de assina­tura do próprio governador. A declaração era necessária para au­torizar a derrubada de parte da vegetação da ilha.

O governo de São Paulo  pu­blicou uma declaração de rele­vância econômica, que foi come­morada pelo empresário. A Se­cretaria de Desenvolvimento Econômico havia dado encami­nhamento ao projeto e declarou no processo que o plano de Mi­randa era "imprescindível para a expansão portuária paulista". Do Estado de São Paulo

1 Comentários:

Anônimo disse...

Fala sério, este Paulo Barbosa nunca me enganou...mais um na lama. Não é sério.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração