Pages

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Domingo de contrastes: Lula luta pelos trabalhadores frente aos banqueiros da crise. FHC prega submissão.

Presidente Lula em encontro com trabalhadores da Nissan USA durante conferencia da União Sindical.
Lula fará sua palestra as 19:30hs.

Fico sabendo pelos blogs sujos que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso escreveu mais um modorrento artigo no Estadão (aqui para quem tiver paciência de ler).

Estarrecido vi FHC defender que a "nova" política se resume ao comportamental, como ser a favor ou contra o casamento gay, ser "verde" ou "jurássico", ser ou não ser evangélico (só faltava essa: FHC equipara escolha religiosa com escolha política, em tom de deboche generalizado contra evangélicos, porque alguns pastores e um certo José Serra procuraram usar religião na eleição de forma oportunista).

FHC tem forte recaída neoliberal ao defender que a luta política deve ignorar toda aquela coisa de discutir a apropriação das riquezas nacionais pela sociedade, o papel do Estado na economia e nas relações de trabalho, produção e uso das riquezas nacionais, concentração e distribuição de renda, de conhecimento, de informação e de poder.

Pré-sal, taxas de juros, jazidas de minérios, tarifas públicas, salários, aposentadorias, SUS, educação pública, jornada de trabalho, justiça tributária, garantia de empregos, participação nos lucros, segurança alimentar e hídrica, acesso à moradia digna para todos, igualdade de direitos de fato para todos, tudo isso, para FHC, tornou-se supérfluo ou secundário na luta política. É a essência do pensamento neoliberal: o livre mercado se auto-regularia para prover tudo sem a intervenção do estado.

Por coincidência, neste mesmo domingo, outro ex-presidente brasileiro, o presidente Lula, está fazendo justamente o contrário em Washington. Participa da Conferência de um dos maiores sindicatos de trabalhadores dos EUA. O encontro discute a agenda de prioridades políticas dos trabalhadores de lá para 2013, que serão reivindicadas junto ao legislativo estadunidense.

Quanta diferença!

FHC pregando aos cidadãos trabalhadores abdicar da luta política como forma de melhorar suas vidas, e se conformarem com a submissão aos banqueiros do "livre mercado", que de livre não tem nada, pois hoje é controlado por espertalhões transnacionais que decidem onde colocar e tirar dinheiro, de forma a obter mais lucros, mesmo que signifique provocar crises para os outros, lucrativas para eles.

Lula continua o mesmo ativista incansável por um mundo mais justo, mais equilibrado, sem exploradores e explorados, sem os lucros exorbitantes de poucos serem conquistados às custas da ruína de milhões de trabalhadores, crianças e aposentados.

Hoje, nem nos EUA esse discurso mequetrefe de FHC em defesa da submissão ao banqueiros é aceito (a não ser pelos banqueiros). Quase todos cidadãos estadunidenses são capitalistas, mas acham que o capitalismo de lá deve ser como um navio que tenha emprego e aposentadoria decente para todos nascidos lá, mesmo que a maioria viaje na segunda ou terceira classe. O que é contestado lá, desde a crise de 2008, é 1% dos banqueiros da primeira classe lucrarem às custas da ruína dos 99% da segunda e terceira classe, que estão sendo jogados ao mar.

Lula fez um governo onde os mais pobres saíram da pobreza, milhões entraram na classe média, o emprego cresceu, os salários cresceram, a começar pelo mínimo, tudo dentro das regras democráticas, e a maioria dos mais ricos nem tem o que reclamar, muito pelo contrário. A maioria dos empresários que trabalham e produzem de verdade nunca venderam tanto seus produtos e serviços, devido ao crescimento da renda do brasileiro e do mercado interno. É por isso que Lula é chamado para falar aos 99% de estadunidenses. Eles sonham com um governo Lula para chamar de seu. E FHC só é chamado para escrever artigos a favor dos banqueiros que representam os 1% e querem a submissão dos outros 99%.

12 Comentários:

Malú disse...

"Normal", o FHC está sendo coerente com ele mesmo. Quando governo, perguntaram a ele o que achava da astronômica taxa de desemprego no Brasil, ele disse apenas: Normal.

Pregopontocom Tudo disse...

Eu não sei por que ainda tem gente que perde o seu tempo para ouvir as baboseiras desse caquético neofanfarrista.....

RLocatelli Digital disse...

Lula e FHC estão mostrando, na prática, suas escolhas de vida... FHC escrevendo para um jornal que defende os banqueiros e Lula se reunindo com líderes sindicais.

PS.: O Movimento Occupy não acabou. O que ocorre é que, hoje, eles estão em fecundas discussões com sindicatos e organizações da sociedade civil. O Occupy saiu da mídia, assim como um vulcão que silencia, preparando sua próxima erupção.

Luis disse...

Acho que o FH devia assinar uma coluna sobre cinama ou sobre costumes nesse jornal provinciano que é o estadão.

Anônimo disse...

ora e esperado esse contraste pois o lula luta pelos trabalhadores,pelos mais pobres seja frente aos banqueiros,enquanto o FHC,prega a submissao sendo que o submisso a quem se refere o fernando henrique cardoso sao os trabalhadores,os mais pobres,ja o lula ajuda a elevar a alto estima dos trabalhadores frente aos banqueiros,entao esse e o lula querido,amado e confiavel para a maioria de brasileiros(as),trabalhadores dignos desse amavel brasil,entao e facil de a parte da midia tendenciosa entender o porque que o lula e muito amado pela maioria absoluta da naçao brasileira,entao que a oposiçao,a parte da midia tendenciosa ao inves de bater pesado no lula bate pesado na maioria da populaçao brasileira que e quem sente pelo lula o peso da pancada,e jamais parte da midia tendeneciosa ou qualquer uma outra instituiçao nunca vao nos fazer acreditar no que falam do lula,pois do lula gostamos e no lula vamos continuar a confiar.

Anônimo disse...

esse nosso querido presidente e de fato um genio pois inteligente nao e apenas quem e intelectual e sim quem sabe misturar inteligencia com carisma,carisma com humildade e assim em diante,entao esse e o lula que amamos,confiamos,gostamos e sempre o nosso melhor presidente,enquanto o lula exaltce a classe trabalhadora frente aos banqueiros o FHC prega a sumissao mais o submisso a quem o FHC se refere e sempre o trabalhador,pois esses tucanos vaidosos de pobres nao gostam,entao e por issso que o contraste invadiu esse domingo,querido lula que deus proteja voce e sua familia,que deus traga esse nosso amado presidente de volta para sua casa em paz,para perto da maioria absoluta de pessoas trabalhadoras e que de voce gosta e gosta muito,lula nao ligue para o que esses vaidosos falam de voce,pois nos nao vamos nunca acreditar,lula amado presidente nos somos maioria e somos muito mais voce.

Anônimo disse...

parte da midia tendenciosa e demais vaidosos ligados a tucanalhada vejam porque o lula e mais amado pela classe pobre trabalhadora,o lula exaltece o trabalhador frente o banqueiro,lula exaltece o pobre para que onde chegue tenha o mesmo tratamente a que tem o rico,entao e por isso que explica-se o tamanho do amor,do carinho,do respeito,da confiança que nos classe pobre trabalhadora temos por esse nosso irmao presidente lula,ja os tucanalhados sao vaidosos acham que o pobre tem que ser a classe excluida,pregam a submissao do pobre diante do rico,como acabei de ler nesse sempre bom blog,sorte a toda naçao brasileira.

Anônimo disse...

HA NAO E NOVIDADE PARA NINGUEM QUE O TUCANALHADO FHC PREGUE A SUBMISSAO DO POBRE DIANTE DO RICO,NOVIDADE SERIA SE FOSSE O CONTRARIO,NA CONDIÇAO DE UMA PESSOA DE CLASSE POBRE POREM TRABALHADORA E HONESTA JAMAIS SAIRIA DE CASA PARA DAR O MEU VOTO A UM CANDIDATO DO PSDB,POIS SAO PESSOAS VAIDOSAS LIGADOS AO RICOS E NOS SO NOS PODEMOS EVITAR QUE O POBRE VOLTE A SER SUBMISSO,POIS DEUS NAO DEIXOU ESSA SEPARAÇAO RIDICULA DE CLASSE SOCIAL.

Anônimo disse...

O MOTIVO DE TANTA RAIVA PELA PARTE DA MIDIA TENDENCIOSA E OS DEMAIS VAIDOSOS QUE TEMOS EM NOSSO BRASIL,CONTRA O NOSSO AMADO PRESIDENTE LULA E A PURA INVEJA QUE ELES TEM DO LULA,E QUE HOJE O LULA ESTA EM WASHINGTON DANDO UMA PALESTRA EXALTECENDO A CLASSE TRABALHADORA DIANTE DOS BANQUEIROS,E O FHC MOSTRANDO TODA A SUA VAIDADE TUCANA ESCREVEU MAIS UM ARTIGO NO ESTADAO PREGANDO A SUBMISSAO AOS POBRES,A CLASSE POBRE TRBALHADORA DO BRASIL REPUDIA UM ABSURDO DESSES,SOMOS CLASSE POBRE TRABALHADORA MAIS MERECEMOS O TRATAMENTO IGUAL AO DE QUALQUER RICO.

Unknown disse...

ESSE HIPÓCRITA INFELIZ, QUE MATOU A ESPOSA DE DESGOSTO, DEVIA CALAR A BOCA E SE RECOLHER À SUA MESMICE INSIGNIFICANTE.
PERGUNTEM A ESSE HIPOCRITA SE A TELEFONIA NO PAÍS JÁ SE AUTO REGULOU.
ESSE HIPÓCRITA QUE AGORA VIVE NABABESCAMENTE ÀS CUSTAS DO DINHEIRO DO POVO, TEM QUE SE CALAR E REPENSAR O MAL QUE FEZ AO PAÍS.

Haroldo Cantanhede, RJ disse...

Se for submissão, FHC já começa a sorrir. Se for submissão ao capital, FHC já começa a babar. Se for submissão ao capital estrangeiro, FHC já tira os sapatos e começa a dançar. De prazer. Puro prazer de ser entreguista.

Marcelo Rodrigues disse...

No caso do FHC, o panacão-mor, a medonha submissão foi extremamente rendosa para ele e seus comparsas no crime de lesar a Pátria.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração