Pages

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Lula recebe 8 títulos de doutor honoris causa na Argentina



O vice-presidente argentino, Amado Boudou, homenageou Lula com a Menção Honrosa Domingo Faustino Sarmiento
O ex-presidente Lula recebeu nesta sexta-feira oito títulos de doutor honoris causa na Argentina. As universidades de Cuyo, San Juan, Córdoba, La Plata, Tres de Febrero, Lanús, San Martín e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais homenagearam o ex-presidente em uma cerimônia que aconteceu no Senado argentino.

Em seu discurso, Lula lembrou que o primeiro diploma que desejou foi o de torneiro mecânico, do qual sua mãe tinha muito orgulho. "A emoção ao receber este primeiro diploma foi a mesma ao receber meu segundo diploma, o de Presidente da República", disse. Para Lula, os oito títulos recebidos hoje reviveram aquela emoção. "Esses títulos não são um reconhecimento (apenas) ao Lula, mas a uma década de transformações democráticas que viveu o Brasil, a Argentina e toda América Latina", afirmou. Ele lembrou também o papel crucial do "companheiro Néstor Kirchner" neste processo e dedicou a homenagem ao ex-presidente argentino. "Néstor, esses títulos também são para você."

Lula também da importância da integração latino-americana, um dos focos de trabalho do Instituto  Lula que fundou. "Temos que trabalhar juntos, destruindo as barreiras que nos separam e construindo pontes que nos unam", afirmou. Ele incentivou maior cooperação entre as universidades brasileiras e argentinas e homenageou os professores e alunos das universidades argentinas que lutaram contra a ditadura militar. Lula falou do papel crucial das relações entre Brasil e Argentina para a integração e brincou dizendo que a Argentina só não pode fazer na Copa do Mundo o que o Boca Juniors fez com o Corinthians na última quarta-feira - o clube argentino eliminou o brasileiro da Copa Libertadores da América - , ou haverá um "grande problema para a integração".

Lula terminou seu discurso falando da crise internacional. "Os que hoje estão em crise, sabiam resolver todos os problemas do meu país", declarou. Ele citou a falta de peso das decisões dos organismos multilaterais e afirmou que "um dos grandes problemas que vivemos hoje é a falta de decisão política, porque faltam líderes políticos". O ex-presidente terminou apontando uma saída para a crise: "Deem menos dinheiro para salvar os bancos e mais para salvar vidas humanas."

O senador Daniel Filmus, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Culto do Senado argentino, fez o discurso inicial em que declarou que os títulos estavam sendo entregues a "um homem que lutou contra a adversidade". Ele também lembrou que é a primeira vez que a Argentina tem 30 anos ininterruptos de democracia. Filmus reconheceu que os argentinos sempre foram ensinados a ter medo do Brasil e que Lula teve um importante papel em desfazer essa imagem. "Hoje, tirando no futebol, não temos grandes disputas", brincou.

O senador terminou seu discurso falando da importância das lutas pontuais e constantes dos homens e afirmou que Lula é "um homem imprescindível ao Brasil, para os mais humildes, para os que lutam pela paz no mundo, para Argentina e para toda a América Latina".

Os oito reitores entregaram os certificados dos títulos a Lula e o vice-presidente argentino, Amado Boudou, homenageou Lula com a Menção Honrosa Domingo Faustino Sarmiento. Boudou destacou a importância do desenvolvimento de um corpo de pensamento próprio da América Latina e lembrou a histórica decisão de Lula e Néstor Kirchner de dizer não à Alca e optar por uma integração regional.

Reunião com reitores

Antes da cerimônia, Lula se reuniu com os reitores das universidades que propuseram os títulos. O ex-presidente abriu a reunião falando da honra de receber a homenagem, mas também da responsabilidade dos títulos. Cada um dos dirigentes universitários falou de suas realidades locais e dos motivos para a escolha do ex-presidente brasileiro.

Carlos Ruta, reitor da Universidade de San Martín, disse que Lula é um "símbolo para nossos jovens, que precisam de exemplos de dignidade". O vice-presidente Amado Boudou falou da importância do ato para a "Luta contra o colonialismo intelectual, que talvez seja o mais profundo colonialismo".Lula citou duas ações da educação brasileira: o Prouni e a aprovação da política de cotas, que permitiram um acesso muito mais democrático à educação.- Informações  da assessoria do Instituto Lula

6 Comentários:

Anônimo disse...

olha so boas noticias como essa a globo,veja,estadao,folha de sao paulo,jornal da midia jamais noticiaram pois trata-se nao de um mais sim de oito titulos honoris causa pela naçao argentina,justa homenagem ao nosso presidente lula que tem uma ampla maioria de brasileiros e brasileiras de todas as idades que o amam e por isso que as pesquisas indicam 61% que confiam no lula,sorte a todos nos.

Anônimo disse...

autoridades,governantes,autoridades e toda a populaçao argentina muito justa a homenagem de OITO titulos honoris causa ao nosso lula que com o seu carisma,respeito e humildade conquistou a maioria da populaçao brasileira mais tambem a populaçao dos paises por onde passa,valeu senhor doutor honoris causa LUIZ INACIO LULA DA SILVA, ou simplismente o nosso presidente lula.

Anônimo disse...

lula e o doutor honoris causa em universidades da argentina,valeu lula que nao chegou a cursar uma universidade mais com sua inteligencia e humildade e de fato um doutor em bom presidente em bom gestor publico,em seus benditos oito anos em que nos governou,que deus proteja o lula,sua familia e TODOS NOS DO BRASIL INTEIRO.

Anônimo disse...

presidente lula? esse e o doutor honoris causa da inclusao social,da moradia popular,da boa distribuiçao de renda,do bom caminho da economia,do trabalho de carteira registrada,das creches para as maes trabalhadoras deixarem seus filhos e irem ao trabalho,do trabalho de carteira assinada,do enem,do prouni,e do bom programa bolsa familia que tem feito tanto bem para as nossas familias brasileira,o lula presidente de tamanha simplicidade,humildade o lula que traduz o entusiasmo do nosso povo,da nossa gente,do nosso brasil,valeu presidente lula o senhor doutor honoris causa pela ampla maioria do seu povo brasileiro e tambem dos nossos irmaos argentinos.

Anônimo disse...

Parabéns Lula, o Senhor merece.

Anônimo disse...

Carlos Roberto
Todos os prêmios recebidos por Lula são corretos e merecidos, pois Lula é um marco de uma nova era no mundo, sua política econômica, social, educacional, foi revolucionária e mudou o Brasil como também nosso continente. Além do mais os formadores de opiniões ERRADAS estão em desespero pelos acertos de Lula, assim é Miriam Apocalipse Leitão, Arnaldo Salarieri Jabor, José Nêumanne Pinto, Merval, colunistas da revista inVeja, Folha e tantos outros que apostaram no fracasso de Lula e perderam, LULA BRASILEIRO DA SILVA É UM SUCESSO!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração