Pages

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Arruda; o retorno:O mensalão do DEM vai voltar




 O ex-governador José Roberto Arruda (ex-DEM) está com o caminho livre para se candidatar nas eleições do ano que vem. O aval foi dado pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na sessão da última terça-feira, quando julgou regulares, com ressalvas, as contas do governo de 2008, quando Arruda estava à frente do Palácio do Buriti. A aprovação, por ampla maioria — 17 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. Quem deve estar feliz com a notícia publicada nesta quinta feira pelo jornal Correio Braziliense,  é José Serra, amigo e aliado de Arruda. Lembram da frase "Vote em um careca e leve dois"?


 A mobilização de distritais arrudistas contrariou principalmente os petistas, que têm maior bancada. Nenhum deles votou pela aprovação das contas do ex-governador, até porque, à época, o PT era o principal partido de oposição ao governo Arruda. Dos presentes na sessão de terça-feira, Wasny de Roure, presidente da Casa, foi contrário e a líder do governo, Arlete Sampaio, se absteve. Já Chico Leite ficou revoltado e disse que não poderia votar uma matéria que não teve tempo de analisar com calma. "São contas que foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) e que os deputados tinham a obrigação de ter muito cuidado ao votar, já que se referem a um período nebuloso da política do DF", desabafou. 

 O distrital, então, retirou-se do plenário, acompanhado de Joe Valle (PSB), que se sentiu pressionado por parlamentares do bloco PEN-PSB para que as contas de Arruda fossem levadas à análise dos deputados. O relator do caso na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), Dr Michel (PEN), ressaltou que fez como o TCDF: votou pela aprovação, com ressalvas. Tanto Arlete Sampaio quanto Wasny também não gostaram da postura dos colegas. 

A deputada alega que a aprovação às pressas demonstra que Arruda ainda mantém influência forte entre parlamentares da Casa. No dia da votação, Patrício e Cláudio Abrantes, outros dois petistas, estavam ausentes e o líder do partido, Chico Vigilante, estava de licença médica.

 Ida para o PR

 A manobra interessava diretamente a Arruda, já que ele dependia disso para que seu nome estivesse livre para a disputa no ano que vem. Ele agora passa a procurar uma legenda que o permita voltar à política.

 O mais provável é a ida para o Partido Republicano, ao qual pertence o distrital Aylton Gomes, um dos que estiveram à frente da movimentação para a aprovação das contas de 2008. O empenho do parlamentar para que a votação ocorresse esta semana indica uma clara aproximação com Arruda.


Roriz

 O Democratas (DEM) rejeitou a filiação do ex-governador Joaquim Roriz (sem partido). Depois de ser dado como praticamente certo pela direção regional da legenda no Distrito Federal, o ingresso do político foi vetado pela Executiva Nacional, que teve se reunir às pressas, no final da tarde de ontem, para tratar do assunto levado pelo presidente regional, Alberto Fraga. Com a rejeição, Roriz e o seu capital político continuam à procura de uma legenda, a tempo de participar das eleições de 2014. Ele tem conversado com outros grupos, mas ainda não há nenhum indicativo de aliança.

1 Comentários:

Zilda disse...

O Brasil, realmente, não é um país sério! Que nojo!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração